.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Confira
O Dia Nacional de Educação de Surdos, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, visa sensibilizar as pessoas para a situação dos cidadãos surdos e da sua linguagem em específico, destacando a necessidade de lutar por melhores condições de vida, trabalho e educação, assim como, a escolarização de estudantes surdos e integração no ensino regular.
5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas.Esse dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aponta que esta parcela corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, portanto, não escutam absolutamente nada.
O aumento do quadro de perda auditiva se deve em parte ao processo de envelhecimento, um fato que atinge a população em nível mundial. Por isso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050.
Diante desse cenário, são crescentes as propostas de novas tecnologias comunicativas e formas de comunicação, com foco na busca por igualdade e acessibilidade, com destaque para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
#PraCegoVer
#PraTodosVerem
Descrição da imagem:
Arte com a frase "23 de abril - DIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS", com a logomarca da Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Itapetininga ao lado do brasão da Prefeitura de Itapetininga.
Como plano de fundo da arte, a imagem mostra um homem adulto de pele clara, cabelos escuros e barba, carregando uma criança de pele clara, cabelos loiros amarrados com duas chuquinhas para o topo da cabeça.
A criança está fazendo gesto com a mão direita, simbolizando a palavra AMOR na língua brasileira de sinais (LIBRAS).