Cultura - Sexta-feira, 26 de Março de 2021

Encontro on-line para debate do filme “Limite”, de Mário Peixoto

Confira

Encontro on-line para debate do filme “Limite”, de Mário Peixoto

Na próxima segunda-feira, dia 29 de março, às 20 horas, o Cineclube “Antonio Balint” promoverá o debate, por vídeo chamada, sobre a obra "Limite", filme do cineasta Mário Peixoto.

A mediação do encontro virtual será de Isadora Menk e os organizadores orientam os participantes do debate a assistirem previamente o filme. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc.

O filme, considerado a obra-prima de Peixoto, está disponível em domínio público e pode ser assistida no link abaixo:

Para participar basta que o interessado acesse o link de participação meet.google.com/vwp-twbb-iak no dia 29 de março, às 20 horas.

Para mais informações, o Cineclube conta com um grupo de WhatsApp, um espaço em que os participantes podem conversar e se informar sobre os próximos encontros do clube. O link para entrar no grupo é

Curiosidades sobre o filme

"Limite" trata sobre a passagem do tempo e a condição humana. É o único filme escrito e dirigido por Mário Peixoto. O filme provocou muita polêmica nas suas primeiras exibições e inclusive houve quebra-quebra durante a sua exibição. Acabou virando um mito, já que por muitos anos não foi exibido novamente. Recuperado nos anos 70, o filme se tornou uma obra-prima e deixou sua marca na história cultural do Brasil. Em novembro de 2015 o filme ficou em 1º lugar na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. "Limite" está entre os 10 filmes latino-americanos favoritos de David Bowie.

Ficha técnica:

Limite (1931, 118 min)

Direção: Mário Peixoto

Co-direção: Ruy Costa e Brutus Pedreira

Produção: Mario Peixoto

Roteiro: Mario Peixoto

Fotografia: Edgar Brasil

Edição: Mário Peixoto

Produtora: Cinédia

Elenco: Iolanda Bernardes, Edgar Brasil, Olga Breno, Brutus Pedreira, Mário Peixoto, Tatiana Rey, Carmen Santos e Raul Schnoor

Divulgue seu projeto da Lei Aldir Blanc

Os artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc em Itapetininga podem ter seu projeto divulgado pela secretaria de Cultura e Turismo.

Basta enviar o material de divulgação do seu projeto, artes, sinopses, textos de divulgação e links para o e-mail eventos.aldirblanc@itapetininga.sp.gov.br  com cópia para culturaitape@gmail.com