Geral - Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

Biblioteca lança projeto ‘Se Liga’

Incentivo a leitura

Biblioteca lança projeto ‘Se Liga’

A Prefeitura de Itapetininga, através da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, está lançando, nesta semana, o projeto ‘SE LIGA’ para incentivar ao livro, leitura e a cultura de um modo geral entre os jovens do nosso município.  O projeto será estendido a programas da Secretaria da Promoção Social, como CRÁS e CREAS.

O SE LIGA consiste basicamente num Sarau contemporâneo, contextualizado especialmente para os jovens matriculados em EJA –Educação de Jovens e Adultos e também os jovens em idade escolar. A ideia é promover o relacionamento do jovem da atualidade com a Biblioteca Municipal, muitas vezes rotulada como um espaço inacessível, ou exclusivo de intelectuais, ou até mesmo um local desconhecido e inexistente em nossa cidade.

A realização será quinzenal com duração de 60 a 80 minutos. A participação do SE LIGA tem como principal objetivo apresentar a Biblioteca Municipal como um espaço alternativo e interessante para aquisição de cultura, entretenimento e lazer. Espera-se que com o SE LIGA aumente o número de cadastros de leitores jovens, além de elevar a frequência destes na Biblioteca.

Como funciona o ‘SE LIGA’

Sua estrutura, organizada em blocos, irá abranger: assuntos da atualidade presente nos meios de comunicação, música, sugestão de leituras.

Bloco 1- Música: bandas locais, com diferentes estilos musicais.

Bloco 2- Discussão de assuntos da atualidade, feita por um interlocutor, responsável pela mediação de assuntos pertinentes a nossa sociedade com grupo presente.

Bloco 3- Sugestão de livros: sugerir livros do acervo da biblioteca textos, ou matérias relacionados ao livro que incentivem a leitura e atraiam o interesse dos jovens presentes quanto ao material apresentado.

Sua realização será em parceria com voluntários da nossa comunidade, tanto para mediação, bem como para as bandas de música e público.