Saúde - Quarta-feira, 24 de Março de 2021

Polícia Militar e Rodoviária orientaram os municípios da RMS sobre Barreiras Sanitárias

Durante videoconferência, a presidente da Região Metropolitana de Sorocaba e chefe do Executivo, definiu as iniciativas com chefes do Executivo e representantes de 19 cidades e dos Comandos das Polícias Militar e Militar Rodoviária que compõem 78 municípios do interior paulista para alinhar como funcionarão as ações a partir desta semana, que será véspera de feriado prolongado na Capital Paulista em que as pessoas poderão migrar ao interior.

Na segunda reunião desta semana, todos os prefeitos estão em consenso contrário ao feriado da Capital e foi salientado que todos os hospitais estão no limite de atendimento em toda as cidades da RMS. O interesse, de acordo com a presidente da Região Metropolitana de Sorocaba, é fazer com que realmente as pessoas não venham para o interior.

Para auxiliar nesta ação, que deve começar na quinta-feira (25), participaram o Comandante do CPI-7, Coronel Aleksander Toaldo Lacerda, do Comandante do 22º BPMI, Tenente Coronel, Luiz Fernando Caldini, do Tenente Coronel do 5º BPRV, Hugo Araújo Santos, do Capitão da Polícia Militar Rodoviária, Ricardo Maganha, do diretor da agência da RMS, Anselmo Neto e do diretor adjunto, Márcio Tomazela, além de prefeitos e representantes de 19 das 27 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba.

De acordo com o Comandante do CPI-7, Coronel Aleksander Toaldo Lacerda, que representa 78 municípios, a Polícia Militar Rodoviária irá apoiar nas ações que competem aos trechos que passam pelas estradas. “Continuaremos com o nosso serviço ostensivo e preventivo de rotina e também auxiliaremos as ações que estarão sendo realizadas nos municípios, segundo o Plano SP”, disse.

Já o Tenente Coronel do 5º BPRV, Hugo Araújo Santos, esclareceu que todos os municípios devem observar se a via escolhida para a colocação da barreira sanitária é de competência Municipal, Estadual ou ainda Federal e enviar um ofício para avaliação do local, antes de qualquer divulgação.

O diretor da Agência da RMS, Anselmo Neto, comentou que este é um momento de união entre os municípios. “Vamos nos unir mais e mais e tentar fazer o melhor possível. Menos pessoas nas ruas ou nas estradas, menos contaminação”, falou.

Participaram da videoconferência da RMS, chefes do Executivo e representantes de Itapetininga, Jumirim, Tietê, Pilar do Sul, Boituva, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Sarapuí, Cesário Lange, Votorantim, Alambari, Cerquilho, Alumínio, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Mairinque, Itu, Sorocaba e São Roque.