Itapetininga, Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 Telefone (15) 3376-9600

Promoção Social - Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021

Campanha “Esmola não, Cidadania sim” segue nesta semana

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Promoção Social, dá continuidade a partir desta na segunda-feira (22), a Campanha “Esmola não, Cidadania sim”.

Como apoio às ações realizadas pela Casa Rais - Referência, Apoio e Inclusão Social, estrutura voltada a pessoas de Itapetininga em situação de rua, que funciona 24 horas e que garante alimentação, pernoite e oficinas, ao serviço oferecido pelo convênio com o SOS – Serviço de Obras Sociais, destinado aos migrantes em situação de rua no município e reforçando as ações das Blitz Sociais, que realizam a busca ativa a esse público e fazem o encaminhamento dessas pessoas aos serviços públicos municipais.

Com a participação dos profissionais do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência, serão realizados pit stops (paradas) nos principais cruzamentos do município com faixas da Campanha “Esmola não, Cidadania sim”.

A campanha "Esmola não, Cidadania sim" tem como objetivo alertar a população de Itapetininga quanto aos prejuízos decorrentes da prática de dar esmolas.

A exemplo de campanhas de outros municípios, a proposta é levar à população a mensagem de que a esmola não é caridade, de que o dinheiro doado a moradores em situação de rua pode financiar a compra de drogas e bebidas e, principalmente, contribuir para que permaneçam nas ruas, afastando essas pessoas dos serviços sociais oferecidos na cidade.

Assim, a campanha busca conscientizar a população sobre a falsa impressão de ajuda ao fazer a doação em dinheiro e, paralelamente, orientar sobre os serviços públicos disponíveis no município voltados especificamente para esse público.

Confira o cronograma da Campanha “Esmola não, Cidadania sim”:

- 22/02 – Cruzamento entre as ruas Júlio Prestes e Venâncio Ayres

- 23/02 –Semáforo da Rua Padre Albuquerque (proximidades da Praça da Bíblia)

- 24/02 –Semáforo da Rodoviária

- 25/02 –Semáforo do cruzamento da Av. José de Almeida Carvalho com a Rua Alceu Corrêa de Moraes

- 26/02 – Semáforo da EEPSG “Prof. Sebastião Villaça”

As ações serão sempre das 14 às 16 horas.