Saúde - Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

Continuidade de ações de conscientização da Prefeitura de Itapetininga na feira livre aos domingos revela adesão de 90% no uso de máscaras

Confira

Um termômetro no uso de máscaras em Itapetininga tem sido a distribuição do equipamento todos os domingos na tradicional feira livre da avenida Peixoto Gomide, na área central da cidade. A entrega é feita, de graça, pelas equipes da secretaria de saúde e, juntamente com a proteção facial, os profissionais de saúde oferecem orientações e medem a temperatura de feirantes e frequentadores do local. A ação conta com a parceria do setor de Fiscalização de Posturas e Guarda Civil Municipal.

Com um trabalho intensificado há aproximadamente dois meses que busca, principalmente, despertar a consciência sobre a necessidade do uso de máscaras como uma das principais formas de prevenção contra o novo Coronavírus, as equipes da saúde notaram a adesão maciça dos frequentadores da feira livre no uso do equipamento de proteção.

Enquanto nas primeiras semanas da ação a média de máscaras distribuídas por domingo ficava em torno de 1.000 unidades, nos últimos fins de semana foi registrada uma média de 100 equipamentos entregues às pessoas que estavam sem a máscara, ou seja, uma adesão de 90% no uso da proteção facial entre o público que frequenta a feira livre. Neste domingo (02) foram distribuídos 80 equipamentos.

O resultado positivo reflete a visível mudança de comportamento dos consumidores durante a pandemia com a conscientização de que a utilização do equipamento de proteção reduz sensivelmente os riscos de transmissão da Covid-19 e traz um outro dado importante: 100% das 138 barracas orientadas contavam com feirantes e colaboradores usando máscaras, com seus pontos de venda seguindo rigorosamente as normas de distanciamento e oferecendo álcool em gel para seus clientes. Ao todo, 210 pessoas foram orientadas e 180 tiveram sua temperatura medida. Nenhuma alteração foi constatada.