Trabalho e Desenvolvimento - Sexta-feira, 19 de Junho de 2020

Feira do Produtor Rural é opção para compra em Itapetininga

Feira do Produtor Rural é opção para compra em Itapetininga

Produtos colhidos da terra no dia ou alimentos feitos de forma artesanal direto para a mesa do consumidor. Assim é Feira do Produtor Rural realizada às quintas-feiras, na Vida Nova (Bairro Pacaembu) e às sextas-feiras no Paço Municipal, em Itapetininga. O feirante Josilei Lima aponta que se tornou uma opção importante de compra para os moradores nos períodos da tarde e noite, entre 16h e 20h.

São clientes interessados em comprar produtos frescos. Explicou isso olhando para a banca de hortifruti. “O brócolis, a mexerica e o pimentão foram colhidos hoje de manhã. É possível verificar que são novos, que foram recém colhidos. Eles são mais saborosos e irão durar mais”, explica Lima. “É uma boa opção de compra para quem está atrás de produtos mais saudáveis”, acrescenta.

Para a feirante de queijos e doces, Josiane Aparecida Maria, aos poucos os clientes retornam do isolamento social com cautela. Para garantir a saúde, os feirantes utilizam máscaras de proteção facial. “Está voltando ao normal. O público acima de 60 anos não regressou. Estamos confiantes com as vendas após esse período”, aguarda.

As duas feiras foram implantadas pela atual gestão e se tornaram uma boa oportunidade de renda para os agricultores. Já para o consumidor que trabalha durante o dia e não podia frequentar as feiras tradicionais durante a manhã, a Feira do Produtor Rural durante a tarde e noite é uma alternativa. Também há um revigoramento do comércio no bairro. Os moradores não precisam se deslocar, pois a feira está ao lado da sua casa.

O programa é organizado pelo Sindicato Rural de Itapetininga, pelo Sistema Faesp/Senar e com o apoio da Prefeitura de Itapetininga. A Feira do Produtor Rural conta com barracas padronizadas pelos próprios produtores, com plástico de cor verde, com armação e balcões feitos de bambu, e todos os integrantes estão uniformizados.

A Feira do Produtor Rural é realizada na Vida Nova (Bairro Pacaembu) às quintas-feiras, das 16h às 20h, à rua Annunciato (em frente as torres), Já às sextas, a Feira do Produtor Rural funciona no Jardim Marabá, no Paço Municipal, em frente ao Atende Fácil, também às 16h às 20h.