Esportes e Recreação - Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

Itapetiningano José Neto é eleito melhor técnico da história do NBB-Novo Basquete Brasil

Confira

Em votação popular promovida pela Liga Nacional de Basquete que movimentou as redes sociais, o itapetiningano José Alves dos Santos Neto, ou José Neto como é mais conhecido, foi eleito como o melhor técnico da história do NBB-Novo Basquete Brasil.

José Neto conquistou 53,45 % dos votos computados, concorrendo com nomes consagrados como: Guerrinha (28,80%), Paulo Chupeta (6,66%), José Vidal (5,78%), Demétrius Ferracciú (2,01%), Gustavo de Conti (1,88%) e Lula Ferreira (1,38%).

Emocionado pela escolha, o atual treinador da seleção brasileira feminina agradeceu a todos que participaram na votação, bem como àqueles que sempre acreditaram em seu potencial. "Aos treinadores, dirigentes, comissão técnica e jogadores (as) que tive o prazer de conviver as emoções de dentro e fora das quadras, o meu reconhecimento e gratidão. Aos meus familiares e duas pessoas que me deram a chance de aprender e me identificar com o basquete; meu tio Zeca e o professor ‘Coca’, o João Trindade Gomes Filho, homenageado com a denominação do Complexo Esportivo Municipal da vila Barth, em Itapetininga".

Formado em Educação Física pela USP, José Neto integrou o corpo docente da FKB, onde teve oportunidade de demonstrar seu eficaz e moderno método de ensino.

Já a carreira profissional teve início em 2002 com destaque no comando do Paulistano, onde levou a equipe ao vice-campeonato e ao título da Copa Brasil Sul. Depois vieram outros clubes brasileiros como São Bernardo e Palmeiras. Além de suas passagens pelas categorias de base da seleção brasileira de basquete, sendo 9º lugar com a Sub-19 no Mundial 2011 da Letônia.

Na temporada 2011-2012 conseguiu colocar o Joinville no topo de títulos importantes como da Copa Sul-Brasileira, o Campeonato Catarinense e os Jogos Abertos de Santa Catarina.

O sucesso no clube catarinense fez com que fosse chamado para assumir o Flamengo em 2012, sendo o responsável pela renovação do elenco e retomada das grandes conquistas do clube rubro-negro como pentacampeão carioca (2012/2016), tetracampeão do Brasileiro (2012 a 2016), campeão da Copa Internacional FIBA e Liga das Américas (2014). Também recebeu o Troféu Ari Vidal como melhor Treinador do Ano de 2016.

Após 7 anos de seu trabalho de excelência no Flamengo, o já consagrado técnico deixou o time da gávea e partiu para um trabalho no Japão, com o Levanga Hokkaido. De volta ao Brasil, aceitou o convite da CBB-Confederação Brasileira de Basquete para assumir o comando técnico da seleção principal feminina.

Sob seu comando em 2019, o Brasil subiu ao pódio para receber a Medalha de Ouro no Pan-Americano, em Lima, no Peru. Na final venceu o Estados Unidos pelo placar de 79x73, após 28 anos e quebrando o tabu sem títulos.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude cumprimenta o professor José Neto pela eleição como melhor técnico da história do NBB-Novo Basquete Brasil, uma honra que dignifica os esportistas de Itapetininga e região.

Foto: FIBA

Foto: Bruno Lorenzzo