Meio Ambiente - Sexta-feira, 05 de Junho de 2020

No Dia Mundial do Meio Ambiente, colaboradores da Prefeitura dão exemplo de sustentabilidade

Confira

O conceito de que cada um pode fazer sua parte na sustentabilidade e na conversação de recursos naturais tem se multiplicado em Itapetininga e, com isso, lembrando o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado nesta sexta (05), diversas iniciativas têm se destacado no município.

Exemplos como do estagiário da secretaria municipal de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, Felipe Milanez e das colaboradoras da equipe de limpeza, Dona Rosa e Ângela, se tornaram provas de que, em casa ou no ambiente de trabalho, é possível contribuir para a redução dos impactos ambientais por meio da reciclagem e ainda, gerar renda para cooperativas que beneficiam e comercializam esses materiais.

Com a simplicidade de quem quer fazer a diferença, os colaboradores iniciaram um projeto de reaproveitamento de materiais na secretaria.

Com um mapeamento dos materiais mais utilizados em todos os setores do prédio, os funcionários criaram inicialmente classificações para separação de papéis e plásticos. Ainda em fase embrionária, a iniciativa já começa a dar resultados.

Na última segunda-feira (1º), após algumas semanas do início da ação, a Cooperita, cooperativa de reciclagem que recebe o apoio da Prefeitura de Itapetininga e que atualmente conta com mais de 20 cooperados, realizou a retirada de um “bag” com capacidade de mil litros com todo a material reciclado.

De acordo com Felipe Milanez, o próximo passo será realizar novos procedimentos, padronizar os resíduos de descarte, desenvolver o POP (Procedimento Operacional Padrão) do descarte, dentre outras. O estagiário define entusiasmado a ação realizada.

“Uma vitória para nós colaboradores da secretaria, para a Cooperita e, principalmente, para o meio ambiente”.

Projeto no Paço Municipal

Há mais de dois anos o Paço Municipal de Itapetininga já adota o projeto de reciclagem de materiais em todos os setores do prédio. Todo material selecionado é captado pela Cooperita e, atualmente, uma média de 200 kg de materiais são recolhidos pela cooperativa todas as semanas.