Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
ITAPETININGA, Sábado, 11 de Julho de 2020
Buscar

Saúde - Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Mesmo com pandemia, Itapetininga registra mais de 184 mil inspeções a imóveis no combate à dengue

Mesmo com pandemia, Itapetininga registra mais de 184 mil inspeções a imóveis no combate à dengue

Embora o atual foco das coberturas sobre a saúde em todo o país esteja nos planos de ações realizadas sobre o combate ao avanço e prevenção à Covid 19, em Itapetininga as inspeções da equipe de Controle de Vetores no controle à dengue continuam a todo vapor. Ao todo, seis equipes percorrem diariamente os bairros da cidade, tanto na área urbana como rural, para levar à população orientações sobre cuidados e formas de prevenção à doença.

De janeiro a maio deste ano já foram realizadas mais de 184 mil inspeções a imóveis, incluindo residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais. Nestas ações as equipes orientam os responsáveis, realizam controle nos prováveis criadouros e fazem aplicação de larvicidas quando necessário. Destas inspeções, em 2019 aproximadamente 300 foram em atendimento a reclamações da população protocoladas na prefeitura e, neste ano, 142 reclamações foram recebidas e atendidas.

Durante a pandemia, nas inspeções casa-a-casa como são chamadas, todas as medidas sanitárias de segurança estão sendo tomadas pelas equipes que não estão entrando no interior das residências. Todas as precauções também estão sendo adotadas com relação ao distanciamento necessário, bem como nos equipamentos de proteção individual dos agentes, cumprindo assim as recomendações do Governo do Estado de São Paulo.

Nos cinco primeiros meses do ano, a cidade registrou 29 casos de dengue neste ano. Em 2019, no mesmo intervalo de tempo, foram 66 casos, uma redução de mais 60% no número de confirmações.

O número de pessoas que passaram por exames neste mesmo período também teve uma redução significativa. No ano passado 522 pessoas foram notificadas. Já em 2020, este número caiu para 335. Uma queda de mais de 35%.

De acordo com o setor de Controle de Vetores a queda nos números reflete numa maior conscientização da população sobre os riscos da doença e suas formas de prevenção, com adoção da verificação periódica de possíveis locais que possam acumular água e eliminação desses potenciais criadouros.

Outro fator é o trabalho intensificado e conjunto da secretaria de Serviços Públicos que realiza a limpeza e manutenção de áreas com descarte irregular de materiais em todo o município que possam servir como criadouros e a atuação permanente das equipes de Fiscalização de Posturas que notificam e autuam proprietários de áreas que estejam sujas e sem manutenção. Se constatado que a área é pública, o Setor de Posturas aciona a secretaria de Serviços Públicos que imediatamente faz a limpeza. Quando é particular, é aplicada a notificação e se a limpeza não for feita em até 15 dias, o responsável é autuado. A multa, neste caso é superior a R$ 1.600 reais.

Neste ponto, de janeiro a maio, foram emitidas 808 notificações para limpeza de áreas e emitidos 91 autos de infração.

Para fazer o descarte correto de materiais, Itapetininga conta desde o fim do mês de março com um novo Ecoponto. O PEV – Ponto de Entrega Voluntária fica à rua Alceu Corrêa de Moraes, 1109, em frente à Cooperita e funciona de segunda a sábado, das das 8 às 12 horas e das 13 às17 horas.

Lá as pessoas podem descartar restos de galhos de árvores, de jardinagem, entulho de construção e móveis desmontados como sofás e armários.

A Prefeitura também mantém uma parceria com uma empresa na coleta de pneus na cidade. Uma equipe do setor de Controle de Vetores e da empresa Coleta Reversa percorrem semanalmente, das 8h às 11h e das 13h às 17h, bicicletarias, loja de motos, borracharias, transportadoras e outros locais que trabalham com pneus para recolhimento e destinação final. De acordo com a empresa que recolhe e dá a destinação correta para pneus, por mês, a população leva à empresa aproximadamente 2 toneladas, o equivalente a 2 mil pneus.

O Setor de Fiscalização de Posturas recebe denúncias pelo canal Itapê Melhor via whatsapp no número (15) 99815-4635. Basta enviar a foto do local, com o endereço completo. Não é preciso se identificar. As denúncias também ser feitas pelo SAC 156, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas e pelo Disk-Dengue no 0800-7708283, também de segunda a sexta, das 9 às 15 horas.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Agendamento
Agendamento
Câmbio Verde
Câmbio Verde
SEMANÁRIO OFICIAL
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Semanário Oficial
HORÁRIO DE ÔNIBUS
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Horários de Ônibus
INVISTA NA CIDADE
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Educação
EDUCAÇÃO
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Audiência Pública
TROCA DE LÂMPADA
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Troca de Lâmpada
LEÃO CIDADÃO
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Leão Cidadão
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Itapetininga - Guia da Cidade
TERCEIRO SETOR
Terceiro Setor
OUVIDORIA MUNICIPAL DO SUS
Ouvidoria Municipal do Sus
GOVERNO DIGITAL
>SERVIÇO CIDADÃO>SERVIÇOS EMPRESAS>NOTÍCIAS POR CATEGORIA>LINKS ÚTEIS
TELEFONES PÚBLICOS
ATENDE FÁCIL - PAÇO MUNICIPAL
  • (15) 3376-9600
ATENDE FÁCIL - VILA RIO BRANCO
  • (15) 3537-0242
SECRETARIA DE GABINETE
  • (15) 3376-9654

ver todos os telefones...

Itapetininga

Praça dos Três Poderes, 1000
Itapetininga / SP - CEP 18213-545

Telefone: (15) 3376-9600

Website Desenvolvido por King Page - Fábrica de Software