Meio Ambiente - Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014

Prefeitura e ‘Programa Melhor Caminho’ entregam melhorias nas Estradas Municipais

Zona Rural

A Prefeitura de Itapetininga em convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e vai entregar oito trechos de estradas rurais, através da 6ª fase do ‘Programa Melhor Caminho’. Os trechos são correspondentes às Estradas Municipais ITG´S 010, 302, 303, 306, 308, 416 e 417. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões. Ainda no início de 2013, foram entregues melhorias na Estrada Municipal José Asmir, no bairro do Areião pela 5ª fase do programa.

Em evento solene no Paço Municipal, estiveram presentes várias autoridades para a entrega dos trechos. Além disso, também foi celebrado o convênio assinado no ano passado para a implementação da 7ª fase do ‘Programa Melhor Caminho’.

7ª Fase

No final do ano passado, a Prefeitura assinou convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para receber quase R$ 1 milhão para melhorias em estradas rurais referentes a 7ª fase do ‘Programa Melhor Caminho’.

Entre as melhorias estão previstas a correção de leitos, construção de lombadas, construção de terraços, além da construção de bacias de contenção. As obras devem ter início no ano que vem no bairro do Curuçá, em trechos que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema.

Estradas Rurais e ‘Programa Melhor Caminho’

As obras do ‘Programa Melhor Caminho’ visam a preservação dos recursos naturais e consequente estímulo aos produtores em busca do desenvolvimento sustentável. Assim, a proposta de intervenção tem como característica principal implantar práticas conservacionistas do solo e da água, com estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos.

Essa é uma grande conquista para Itapetininga.  Nossa cidade é a terceira maior de todo o estado em extensão territorial (1 795,510 km²) e conta com mais de 4000 mil quilômetros de estradas rurais. O apoio do Governo do Estado de São Paulo foi fundamental para a realização do projeto que vai melhorar as condições dos produtores rurais de toda a região, setor de extrema importância para o município. Lembrando que no ano de 2013, a prefeitura já recuperou mais 1200 quilômetros de estradas rurais.