Saúde - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Campanha contra a influenza começa nesta segunda-feira na Policlínica e Espaço da Melhor Idade

Nesta segunda-feira, dia 23, começa a campanha de vacinação contra gripe H1N1. Nesta primeira fase, serão aplicadas as doses em idosos e profissionais da Saúde. Em Itapetininga, há mais de 23 mil pessoas com mais de 60 anos que devem se proteger contra a doença. Elas foram priorizadas por causa do novo coronavírus. Com o passar dos dias, outros grupos do público-alvo terão direito às doses.

De acordo com a prefeitura, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe H1N1), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. De segunda a sexta-feira, as unidades que aplicarão a vacina serão a nova Policlínica, prédio que funcionará à Avenida Nisshimbo do Brasil, no bairro Central Parque 4L e o Espaço da Melhor Idade, à avenida Wenceslau Bráz, 369. O serviço será oferecido nos dois prédios, das 8h às 16h.

Já a vacinação nos postos de saúde somente será realizada aos sábados, das 8h às 12h. Neste sábado, dia 28, todas as unidades de saúde estarão funcionando. Nos sábados seguintes, somente nos postos: Genefredo Monteiro, Rio Branco, Jardim Bela Vista, Nova Itapetininga, Jardim Mesquita, Belo Horizonte e Vila Arruda. As unidades dos distritos rurais atenderão normalmente durante a semana.

Confira como fica o calendário:

23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).
A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.
O Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Por que o governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez? Porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento.

Cabe lembrar ainda que todos os brasileiros sem contraindicação — mesmo fora do público-alvo — podem adquirir uma versão da vacina contra a gripe na rede privada.