Saúde - Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020

Controle de Zoonoses se reúne com moradores da Vila Nastri e intensifica ações de combate a escorpiões

Confira

Com o aumento das temperaturas e início do período de chuva, o setor de Controle de Zoonoses de Itapetininga vem intensificando as ações de combate e de orientações com relação ao aparecimento de escorpiões em todo município.

Desde o início da semana as equipes têm percorrido a região da vila Nastri, realizando um trabalho intenso de vistoria a terrenos e residências e dando aos moradores, orientações sobre os cuidados com o surgimento desses animais e prevenção a acidentes.

Durante as visitas foram identificados diversos pontos propícios à proliferação, como terrenos com descarte irregular de lixo e entulho. O trabalho é realizado em parceria com o setor de Fiscalização de Posturas, que é imediatamente acionado para localizar e notificar os proprietários pelas áreas para realização da limpeza e com a secretaria de Serviços Públicos que elabora um cronograma para a limpeza dos locais públicos onde os materiais são descartados irregularmente.

Ações de combate e de orientação com relação à escorpiões são realizadas durante todo o ano pelo setor de Controle de Zoonoses, mas no verão se intensificam devido ao aumento do metabolismo desses animais e ao período reprodutivo, provocando uma maior incidência de relatos de aparecimento.

Também, como parte da estratégia, na última quarta-feira (29), técnicos do Controle de Zoonoses promoveram uma palestra por meio da Associação de Moradores da Vila Nastri para explicar à comunidade local todos os cuidados e riscos com o surgimento de escorpiões.

A reunião, realizada em uma igreja do bairro, contou com a presença de um vereador e de dezenas de moradores, e abordou aspectos importantes na prevenção. Na ocasião os participantes puderam conhecer as diferentes espécies de escorpiões com exemplares que foram levados pelo Controle de Zoonoses.

Em caso de aparecimento de escorpiões as pessoas podem ligar no SAC 156, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, ou ainda no Controle de Zoonoses (15) 3373-6043, também de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.