Educação - Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014

Alunos da Rede Municipal retornam as aulas no dia 27 de janeiro

Estudando

Alunos da Rede Municipal voltam às aulas no dia 27 de janeiro

Mais de 14 mil alunos da Rede Municipal de Educação retornam às aulas no dia 27 de janeiro. Este ano o calendário escolar foi alterado em virtude aos jogos da Copa do Mundo, que acontecerão no mês de julho. Tanto os alunos do Ensino Infantil, quanto do Ensino Fundamental, voltarão antes à sala de aula.

O recesso escolar no meio do ano também será antecipado para o dia 12 de junho, quando a Seleção Brasileira abre oficialmente os jogos da Copa do Mundo 2014. A volta às aulas no segundo semestre será no dia 14 de julho.

Todas estas alterações foram feitas para que os alunos não sejam prejudicados, e tenham aula nos 200 dias letivos, exigidos pelo MEC.

Material Didático

Cerca de 14 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberão material didático fornecido pelo MEC, através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que podem ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.

Vale ressaltar que fazendo a opção pelo material didático oferecido pelo MEC, haverá uma economia de recursos de mais de R$ 1 milhão, além de oferecer maior qualidade no material. Em 2013, o gasto com as apostilas que eram utilizadas na Rede Municipal ficou em mais de R$ 1.100.000,00, referente aos nove meses de utilização, e em 2012, ultrapassou R$ 1.200.000,00.

A vantagem é que os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.

O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras literárias, em Braille, que ficam à disposição dos alunos na Biblioteca da Escola.