Trabalho e Desenvolvimento - Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2020

Itapetininga recebe programa gratuito de inovação e acompanhamento às empresas do SEBRAE-SP

Confira

O Programa ALI tem como objetivo levar inovação aos pequenos negócios do município por meio da aplicação de metodologias ágeis, tais como design thinking e job to be done e ferramentas complementares.

Uma oficina será realizada no próximo dia 14, terça-feira, às 08h, no prédio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, que fica à rua Monsenhor Soares, 251, centro de Itapetininga.

Para se inscrever o participante deve comparecer ao local no horário e dia mencionados.

O programa consiste em um acompanhamento gratuito de até 6 meses para empresas que tenham interesse em inovar em produtos, serviços ou modelos de negócios gerando assim maior competitividade e desenvolvimento para as empresas do município.

Ele é composto por 10 encontros presenciais na empresa, no qual o agente local de inovação auxilia no processo de desenvolvimento e validação desta nova solução. Malú Salem, gestora do Programa e analista de negócios sênior, comenta “O agente que acompanha a empresa funciona como uma espécie de mentor trazendo provocações e interagindo com o empresário facilitando o processo de desenvolvimento de uma solução inovadora e da aplicação das ferramentas”. Acrescenta ainda: “A metodologia provoca que o empresário saia da sua zona de conforto, pois é necessário que o mesmo valide suas ideias e soluções com o mercado e com isso, ele passa a conhecer melhor seu cliente e a minimizar o risco de uma solução que não será aceita”.

O programa ALI está em sua segunda fase no município e atenderá 20 empresas. No primeiro ciclo, mais de 20 empresas participaram e receberam a metodologia. A gestora ainda destaca a importância de empreendedores conhecerem ferramentas e metodologias modernas, como a que propõe o programa, para que possa tornar a concorrência irrelevante.

O programa faz parte de uma parceria mais ampla firmada em 2019 pela Prefeitura de Itapetininga e SEBRAE, chamada Cidade Empreendedora, onde diversas ações foram e estão sendo realizadas em prol do empreendedorismo.

Para participar do programa, o empresário deve participar de uma oficina (obrigatória), na qual se explica toda a metodologia, disponibilidade e formato do programa, além de apresentar conceitos de inovação para pequenas empresas e introduzir a teoria job to be done.