Educação - Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013

Itapetininga recebeu seminário do PNAIC

PNAIC

Itapetininga recebeu seminário do PNAIC

O Seminário do PNAIC que aconteceu na quinta-feira, dia 12, na UAB – Universidade Aberta do Brasil encerrou as atividades da 1ª etapa de formação dos professores alfabetizadores e dos Professores Orientadores de estudos.

O curso é presencial de 2 anos para os Professores alfabetizadores, com carga horária de 180 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros com os Professores alfabetizadores são conduzidos pelos Orientadores de Estudo.

Os Orientadores de Estudo são professores do Sistema Municipal de Ensino, que estão fazendo o curso específico do Programa PNAIC, presencial, ministrado pela UNESP/Polo Itapeva com 200 horas por ano. Em 2013 a 1ª etapa teve como tema a Língua Portuguesa e em 2014 a 2ª etapa será de matemática.

Os Professores cursistas se apresentaram no Seminário, com atividades nos eixos:

1 – Oralidade

2 – Leitura

3 – Escrita

4 – Relatos de Experiências do Professor

5 – Apresentação do Portifólio do cursista

6 – Oficina de jogos

7 – Brincadeiras Cantadas

A Palestra com a Profª Eunice Rodrigues Silva, Coordenadora Geral de Normas Pedagógicas do Município de Itapeva, sobre: Avaliação e Práticas Pedagógicas no Ciclo de Alfabetização(1º,2º e 3º anos), encerrou o Seminário.

Sobre o Pacto:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa serão desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Além de novos conteúdos para alfabetização, também foi previsto o aumento da quantidade de livros de literatura e jogos entregues às escolas, pois cada turma receberá um acervo, podendo criar uma biblioteca acessível a crianças e professores na própria sala de aula.