Saúde - Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

Inaugurada a unidade de saúde no Rechã que terá base do SAMU

Inaugurada a unidade de saúde no Rechã que terá base do SAMU

Serão 11 salas destinadas para atendimento adequado: três consultórios, sala de odontologia, de inalação, de observação, de esterilização, de vacina, de curativo, de medicamentos, de atividades, além de recepção, administração, almoxarifado, depósito de resíduos e área externa para embarque e desembarque. Também conta com amplo estacionamento e jardim.  São 300 metros quadrados de construção já prontos e grande parte do mobiliário novo comprado e entregue no local.

A unidade terá uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que contará com uma ambulância para os casos de emergência para o Pronto Socorro Municipal.

Segundo a dona de casa Maria Nazaré, 57 anos, o distrito rural esperava pela unidade há mais de 30 anos. "Vai melhorar o atendimento e as condições de saúde”, disse no evento de inauguração. Ela disse que se surpreendeu com o final da obra. “Não esperava. Está tão bonito o prédio”, acrescentou. Outro morador, o comerciante Edis do Carmo Ferreira, 52 anos, explicitou seu sentimento. “Só falavam... falavam... falavam...Mas chegou e vem até com SAMU”, destacou.

O Distrito do Rechã possui uma população flutuante, que aumenta em função do plantio da laranja. No período de safra, há uma migração de trabalhadores que colhem a fruta, passam a morar na localidade e utilizar os serviços de saúde. Na unidade será desenvolvida a atenção primária, com grupos prioritários para a saúde das gestantes, de diabetes, hipertensão e puericultura.

A USF do Rechã tem 3.279 pessoas cadastradas e 795 famílias cadastradas realiza 80 consultas por dia agendadas e de demanda espontânea médicas e de enfermagem. Possui 8 mil prontuários devido a população flutuante da safra. O Rechã é o maior distrito rural do município de Itapetininga, estimada com população de 4.772 habitantes, conforme censo de 2010.