Trabalho e Desenvolvimento - Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Propriedade rural de Itapetininga será modelo para projeto sobre recursos hídricos

Confira

O Sítio “Nossa Senhora Aparecida”, localizado em Itapetininga, no Distrito da Conceição, será modelo para um projeto de gestão de recursos hídricos que será desenvolvido no município em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas - IAC.

A propriedade dos produtores de leite, Luiz dos Santos Ferreira e Maria Zulmira Ferreira recebeu a visita do engenheiro agrônomo, Afonso Peche Filho, do IAC, de alunos e professores do curso de Biologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, e do Diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural de Itapetininga, Sr. Luiz Carlos de Carvalho Leitão.

Na ocasião foram apresentados os conceitos pertinentes à gestão de recursos hídricos em propriedades agrícolas, além de aula prática para a recuperação de nascentes, através da identificação dos fatores de impacto na área de recarga da nascente e as ações necessárias para prevenir danos e melhorar o ecossistema.

O projeto também destaca o envolvimento da Prefeitura de Itapetininga, de forma multidisciplinar, com várias secretarias como Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, secretaria de Meio Ambiente e secretaria de Obras, com apoio técnico da Casa da Agricultura.

O objetivo da propriedade-modelo é demonstrar as ações para o manejo sustentável da água nas diversas atividades agropecuárias, e o recebimento por serviços ambientais prestados, tornando a propriedade uma produtora de água e água limpa.