Itapetininga, terça-feira, 28 de junho de 2022 Telefone (15) 3376-9600

Trânsito e Cidadania - Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

Itapetininga recebe seis novos semáforos luminosos para travessia de pedestres

Com foco na mobilidade urbana e em um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Itapetininga, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo Estadual, vem implementando uma série de medidas para aumentar a segurança de motoristas e pedestres e otimizar o fluxo de veículos na cidade.

Além dos gradis instalados na região do Mercadão e da Praça Peixoto Gomide, aproximadamente 600 metros, e das 34 lombadas e 27 faixas elevadas, num investimento total de R$ 165.120,00, agora estão sendo instalados seis novos luminosos para travessia de pedestres na cidade. A instalação começou a aproximadamente três semanas.

O equipamento, além de facilitar a travessia dos pedestres com segurança em vias de grande fluxo e alta concentração de pessoas, traz a acessibilidade como componente fundamental às pessoas com deficiência, associando a tecnologia de sinais luminosos em LED, refletores e um aviso sonoro acionado ao pressionar um botão.

Os locais escolhidos para a instalação dos luminosos, bem como dos demais equipamentos já instalados, obedecem a critérios e projetos apresentados e aprovados pelo Governo do Estado, levando sempre em consideração fatores técnicos de viabilidade, fluxo de veículos e concentração populacional.

Os luminosos para faixas de pedestres foram instalados:

- Rua Campos Salles entre as Praças do Fórum e Peixoto Gomide (pista da direita);

- Rua Campos Salles entre as Praças do Fórum e Peixoto Gomide (pista da esquerda);

- Rua Cel. Fernando Prestes

- Rua Padre Albuquerque entre as Praças da Bíblia e Peixoto Gomide;

- Rua Padre Albuquerque em frente ao Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”;

- Av. Padre Antonio Brunetti (altura do número 329).

Além dos novos dispositivos, Itapetininga já contava com outros três luminosos para travessias:

- Rua Quintino Bocaiuva com General Glicério;

- Cruzamento da rua Virgílio de Rezende com a rua Cel. Afonso;

- Rua Quintino Bocaiuva com a rua Júlio Prestes.

De acordo com estatísticas da secretaria de Trânsito de Itapetininga, com a instalação de todos os novos dispositivos houve uma redução de 40% no número de acidentes nos últimos três anos.

Portal atualizado em: 27/06/2022 16:47:15