Cultura - Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

“Oficina de Documentário” no Centro Cultural de Itapetininga traz técnicas de produção audiovisual de graça

Confira

Com a proposta de lançar luz sobre os temas cidade, cultura e patrimônio e colaborar com a democratização dos meios de produção e difusão do audiovisual, a Secretaria de Cultura, localizada no Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre” no Largo dos Amores, promove nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro, das 18h30 às 21h30, com carga horária total de 12h, a Oficina de Documentário.

O objetivo é realizar encontros para introduzir os participantes às etapas de produção de documentários de baixíssimo custo e fornecer a formação necessária para que jovens da cidade sejam introduzidos à linguagem do documentário e possam experimentar a produção audiovisual como meio de expressão de suas visões sobre as mais diversas questões da realidade em que vivem e observam.

O público-alvo são jovens com mais de 16 anos, residentes na cidade, que tenham interesse no universo do audiovisual e interesse nas novas formas de criação de vídeos em formato digital. Os participantes terão contato com conteúdos teóricos e referências sobre o documentário.  Além disso, terão conhecerão equipamentos para captação e edição de vídeo. Também terão tarefas a cumprir em atividades extraclasse, como por exemplo: pesquisa de locais, contextos e pessoas a serem filmadas; pedidos de autorização para filmagem nos locais; agendamento; pré-entrevistas.

A oficina será ministrada por Mário de Almeida, documentarista e produtor multimídia, que dará suporte para o desenvolvimento do projeto.

As inscrições podem ser feitam pelo e-mail: culturaitapeinsc@gmail com e a participação é de graça.

Sobre Mário de Almeida

Oficineiro de produção de vídeo e coordenador do projeto, produtor audiovisual, formado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Realiza projetos de vídeos institucionais, documentários e projetos multimídia. Ministra oficinas de vídeo para jovens desde 2011, tendo participado de projetos como “Copa pra Quem?”, oficina de vídeo documentário realizada pela VIATV, em São Paulo, e “Batida Perfeita” oficina de produção musical e vídeo realizada pelo Instituto Sou da Paz, em São Paulo. Dirigiu curtas documentários e projetos multimídia e, em 2019, lança nos festivais de cinema seu primeiro longa-metragem, o documentário Viola Perpétua, projeto selecionado pelo ProAC 2017 de Culturas Populares e Tradicionais e inscrito em diversos festivais de documentário no Brasil e no mundo no ano de 2019.