Trabalho e Desenvolvimento - Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019

Prêmio Cidadania no Campo: Itapetininga promove produção sustentável em propriedades rurais

Por Kevin Previatti

Governo do Estado de São Paulo

O município de Itapetininga foi consagrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo o 5° colocado no "Prêmio Cidadania no Campo - Município Agro 2019" por desenvolver diversos programas municipais de incentivo à produção correta e sustentável nas propriedades rurais. A Prefeitura recebeu R$ 62,5 mil que serão utilizados para adquirir equipamentos que aprimorem o setor agropecuário.

A chefe do Executivo conta que os equipamentos a serem adquiridos serão utilizados para melhorar o atendimento às demandas dos agricultores e pecuaristas de Itapetininga. "Os equipamentos nos ajudarão na orientação correta aos produtores rurais sobre o solo, melhorarão a qualidade do leite através da prevenção e análise, bem como a eficiência reprodutiva do bovino leiteiro e, principalmente, auxiliarão o pequeno agricultor a ter um diagnóstico da propriedade com muito mais rapidez, eficiência, precisão e com baixo custo", descreve.

Itapetininga possui 2.939 Unidades de Produção Agropecuária (UPA's) e o total de 3.211 produtores que se dividem em 17 associações e quatro cooperativas. Os agropecuaristas são auxiliados pela gestão municipal com projetos de adequações e construções de agroindústrias, incentivo à gestão de resultados, auxilio em avaliações reprodutivas e sanitárias do rebanho leiteiro, bem como de comercialização de seus alimentos.

Um dos projetos da gestão municipal é o "Produção Correta de Pepino, Pimentão e Tomate", que visa o manejo adequado na horticultura para obter alimentos livres de resíduos de defensivos agrícolas e de boa qualidade. O programa fornece ao produtor ferramentas e orientações para analisar se sua produção é sustentável e correta, assim como oferece instrumentos para melhorá-la.

O "Produção Correta" já atendeu 350 produtores até o momento, por meio de palestras, encontros e dias de campo sobre temas como: a estrutura de solo - criação de um ambiente produtivo, controle mecânico e biológico de pragas, plantas repelentes e uso de armadilhas; elaboração de caderno de campo; uso de produtos alternativos e de defensivos registrados para as culturas de pepino, pimentão e tomate; e monitoramento do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

508 agricultores da cidade praticam a horticultura e, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), as culturas beneficiadas pelo programa "Produção Correta" estão entre as principais do município em 2018. O pimentão, que foi produzido em 40 hectares, gerou 152 mil caixas de 12 quilos cada. O pepino foi plantado em 20 hectares, o que rendeu 80 mil caixas de 24 quilos cada do alimento. Por fim, o tomate cultivado em 20 hectares produziu 80 mil caixas de 25 quilos cada.

No entanto, o IEA aponta que as atividades agropecuárias mais representativas em Itapetininga no ano passado foram o frango, o milho e a batata. Quatro milhões de aves enviadas para o abate, gerando 13 milhões de quilos da carne. 18 mil hectares de área plantada de milho produziram 1,8 milhões de sacas de 60 quilos cada, o equivalente a 1% do total produzido no Estado. Já batata, que foi plantada em 2,2 mil hectares rendeu 1,6 milhões de sacas de 50 quilos cada, representando cerca de 9% da produção paulista e 7,3% da área plantada em todo Estado.

A Secretaria de Agricultura paulista também presta assistência aos homens do campo de Itapetininga, por intermédio da Casa da Agricultura, com programas nas culturas do mel, de frutas e leite, onde o produtor recebe orientações nas áreas econômica, zootécnica e agronômica. A Pasta também oferece prestação de serviços no preparo e conservação de solo, prioritariamente, para pequenos produtores rurais.