Meio Ambiente - Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019

Distrito do Rechã, em Itapetininga, recebe Programa Câmbio Verde neste sábado (31)

Chegou a hora de trocar os papéis, papelão, plásticos, garrafas PET e latinhas que estão separados em casa. O “Câmbio Verde”, programa da prefeitura de Itapetininga, implementado pela Secretaria do Meio Ambiente, chega ao Distrito do Rechã no próximo dia 31 (sábado), com a proposta inédita no município de trocar materiais reciclados por 1 kg de alimento.

Atendendo a pedidos de munícipes e para dar mais igualdade ao sistema de trocas devido ao peso maior dos materiais, a cada 10 Kg de vidro ou papelão e papel será realizada a troca por 1 Kg de alimento.

Já as latinhas, metais, garrafas PET e plásticos permanecem com a troca sendo realizada com 4 Kg de materiais por 1 Kg de alimento.

O ponto para troca no Distrito será em frente à Escola Municipal “Profª Julieta Rolim da Silva”, à rua Justino Machado Meira, 151, e funciona das 10h ao meio dia.

O “Câmbio Verde” aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto também são aceitos.

Regras

As regras para troca são simples: troque 4 kg de materiais de latinhas, garrafas PET, caixinhas longa vida ou plásticos por 1 kg de alimento.

Você também pode trocar 10 Kg de materiais como vidro, jornais, livros, revistas, cadernos, papelão e outros papéis por 1 Kg de alimento.

A prefeitura pede à população que todos os materiais trocados estejam limpos e secos.

Quanto material eu preciso para juntar 1 kg de materiais?

Garrafas PET de dois litros – 20 garrafas

Garrafas PET de um litro – 26 garrafas

Garrafas PET de 600 ml – 36 garrafas

Latinhas de 350 ml – 74 latinhas