Meio Ambiente - Segunda-feira, 29 de Julho de 2019

"Câmbio Verde" na Vila Prado atinge a marca de quase uma tonelada de materiais recicláveis

Confira

Uma proposta inovadora e inteligente que está se superando a cada edição. Este é o Programa "Câmbio Verde", uma iniciativa da Prefeitura de Itapetininga que realiza a troca de materiais recicláveis por alimentos que neste sábado (27), na Vila Prado, atingiu a marca de 920 kg de materiais arrecadados, superando em mais de 40% os números em relação à última ação, realizada no bairro Taboãozinho. A soma resultou em mais de 200 kg de alimentos distribuídos aos moradores do bairro e da região que colaboraram.

Entre diversas pessoas que faziam sua troca encontramos o Wesley Henrique, de 6 anos, morador da vila Arruda. Acompanhado pelo tio Marcelo, o menino é um exemplo do engajamento das crianças ao programa. Atento, o pequeno colaborador observava a pesagem dos 45 kg de materiais trazidos pelo tio em um carrinho de mão e não escondeu a alegria de poder levar para casa mais de 11 kg de alimentos, como feijão, arroz e farinha de milho.

"É muito bom", resumiu, tímido, mas com um sorriso no rosto.

Já o Tiago Nunes, 14 anos, que mora na vila Belo Horizonte, seguiu o exemplo da mãe, Samanta, que já havia participado da edição anterior do programa.

Dessa vez, a família Nunes abastece os armários com 36 kg de alimentos recebidos pelos 366 kg de vidro e papel trocados na ação.

"Quero participar de todos. Até fiz um 'print' do calendário inteiro", afirmou, Samanta, se referindo às próximas datas do Programa "Câmbio Verde", disponíveis no site da Prefeitura de Itapetininga.

"Nossa expectativa é alcançarmos números ainda mais expressivos. A cada edição retiramos mais materiais do meio ambiente e damos a destinação correta, a Cooperita, gerando renda aos nossos cooperados. Temos divulgado nas escolas, nos bairros, nos canais de comunicação e a população também faz a parte dela, com o 'boca a boca'. É uma grande rede do bem e da sustentabilidade", finalizou a chefe do Executivo.