Trabalho e Desenvolvimento - Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Parceria entre Prefeitura de Itapetininga e Sebrae capacita microempreendedores e produtores rurais

Confira!

Com foco nas áreas de serviços e agricultura, dois dos principais segmentos econômicos de Itapetininga, foi iniciado nesta semana o Programa “Cidade Empreendedora”, uma parceria da Prefeitura de Itapetininga e Sebrae, com capacitação técnica para a transformação econômica de importantes setores econômicos do município.

O programa tem como principal objetivo melhorar o ambiente de negócios através da implantação de ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, com destaque à gestão com uso de consultorias e outras ferramentas específicas para melhorar o desempenho da empresa, diminuindo os custos e aumentando os lucros.

Em Itapetininga, o “Cidade Empreendedora” tem três áreas de abrangência com os programas Alimentação fora do Lar, Beleza & Estética e de Olericultura. Os dois primeiros tiveram início nesta semana, com aulas na secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, e o programa de Olericultura tem previsão de início para o dia 5 de agosto, com curso no bairro do Faxinal do Rio Acima, área rural do município.

O diferencial do “Cidade Empreendedora” é que além das orientações nos locais dos cursos, os participantes recebem consultoria individual em seus locais de trabalho.

Ao todo serão mais de 54 horas em cursos e consultorias em cada um deles desenvolvidos até o fim de novembro com atividades semanais.

Sobre os programas

O Programa Alimentação Fora do Lar é um conjunto de soluções que envolvem diagnósticos, cursos, seminários, sessões de negócios, consultorias e outras ferramentas específicas para melhorar o desempenho da empresa, diminuindo os custos e aumentando os lucros.

Os temas abordam Finanças, Engenharia de Cardápio, Ficha Técnica, Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Operacionais, Controle de Estoques e Gestão de Pessoas.

O Programa Beleza & Estética é voltado para salões de beleza e clínicas de estética, incluindo atividades de prestação de serviços de embelezamento por meio de cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures, podologia, estética facial e corporal, maquiagem, entre outros.

O Programa de Olericultura oferece soluções práticas e rápidas em Gestão Empresarial, Tecnologia & Inovação na produção de legumes de uma forma geral.

O objetivo melhorar as ações necessárias aos produtores rurais para evolução da gestão e dos resultados, com enfoque no trabalho associativo/cooperativo e agregação de valor à atividade.