Saúde - Sexta-feira, 12 de Julho de 2019

Missão: Salvar Vidas – Samu Regional Itapetininga comemora 9º aniversário prestando atendimento a sete municípios da região

Confira!

11 de julho. Dia do Socorrista. Poucas pessoas sabem, mas neste dia em que homenageamos homens e mulheres que dedicam grande parte de seu tempo ao nobre ofício de salvar vidas a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu Itapetininga segue sua rotina, com um trabalho incansável que há nove anos tem contribuído no salvamento e resgate a vítimas de Itapetininga e de outros seis municípios da região.
Além de Itapetininga, o Samu Regional 192 atende os municípios de Alambari, Angatuba, Guareí, Quadra, Sarapuí e Tatuí, num trabalho que funciona 24 por dia, sete dias por semana.
Em toda a região atendida pelo serviço, desde junho do ano passado, foram mais de 26 mil atendimentos.
Só no município de Itapetininga, no mesmo período, já foram realizados uma média de 12 mil atendimentos.
Em ambas as situações a maior parte das ocorrências está relacionada a socorro prestado em residências, seguido pelos atendimentos realizados em vias públicas.
Para isso, o Samu Regional conta com 23 ambulâncias de resgate, entre suporte avançado, suporte básico e veículos de reserva.
Em Itapetininga, ao todo, são oito ambulâncias para atendimento à população, com três unidades de suporte básico, uma de suporte avançado, além de outros quatro veículos de reserva.
De acordo com orientação do Ministério da Saúde, as ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.
Com uma equipe técnica composta por condutores, técnicos de enfermagem e médicos altamente especializados, o Samu Regional tem sua central de regulação de atendimentos a toda região na base em Itapetininga, onde todas as solicitações de atendimentos são centralizadas e reguladas por um médico que define o melhor recurso a ser disponibilizado para cada paciente, sempre com o objetivo chegar precocemente à vítima após alguma situação de urgência ou emergência. São atendidas situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.