Trânsito e Cidadania - Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

Itapetininga registra redução de 60% em óbitos no trânsito das vias municipais

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito nas vias municipais apresentou uma queda de 60%, entre janeiro a maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram registradas no ano passado, 5 mortes nas vias de responsabilidade da prefeitura de Itapetininga. Neste ano, caiu para 2 mortes. Isso significa que as intervenções da prefeitura, salvaram três vidas. Os números não envolvem os registros de óbitos das rodovias, que são administradas por órgãos estaduais ou por concessionárias.

Os dados são relatório do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo, divulgado no fim do mês passado. “Já atingimos a meta do programa estadual que é a redução de 50%”, destacou a chefe do Executivo. “Mas o cuidado precisa ser permanente. Precisamos que os condutores continuem a ter um comportamento responsável. O mesmo vale para os pedestres que precisam entender a importância da atravessar as ruas com segurança”, frisou ainda.

Desde julho de 2017, a prefeitura aderiu ao programa estadual para a redução dos pontos críticos e está agindo para reduzir os riscos de acidentes. Foram implantadas 21 faixas elevadas, 300 metros de gradil e, em breve, na área central, serão instalados semáforos exclusivos para pedestres.

As aulas de educação do trânsito também foram fundamentais para alcançar estes números. De acordo com a prefeita, a Estação da Primeira Infância que leva a educação no trânsito na prática para as crianças também irá refletir nos números do município.

Foram realizadas diversas ações no trânsito no Gramadinho, Belo Horizonte, Nova Itapetininga, Jardim Brasil, Vila Aparecida e em breve no Jardim Fogaça.

Estado de São Paulo

O número de acidentes fatais de trânsito volta cair no Estado de São Paulo. Segundo o Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo, foram registrados 400 óbitos no mês de abril, queda de -15,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (471 ocorrências). O recuo dos índices foi observado em todos os modais de transporte. Este é o terceiro mês consecutivo de reduções. No acumulado do ano, a queda é de -4,6% (1.605 vítimas fatais entre janeiro e abril contra 1.683 em 2018).