Meio Ambiente - Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

Itapetininga avança no meio ambiente e ganha 1º Ecoponto de pneus usados

Com o apoio da administração, uma empresa particular se tornou o primeiro Ecoponto de pneus usados de Itapetininga. São retiradas 300 toneladas mensais do material de borracharias e lojas conferindo uma destinação correta do material. Foram criados 30 empregos diretos e indiretos. A chefe do Executivo considerou a adesão ao projeto dos empresários importante para limpar as ruas da cidade e evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue. Atualmente, já atendem 15 cidades da região, inclusive Sorocaba.

“É um trabalho diferenciado para nosso município e o quanto a criatividade e empreendedorismo é importante em nossas vidas. Fica até como exemplo para as pessoas que estão na busca de um emprego. Esses empresários viram algo importante que poucos perceberam. O resultado é a abertura de postos de trabalho, melhoria do meio ambiente e maior proteção na saúde pública ao reduzir o surgimento de novos casos da dengue”, mencionou.

De acordo com os técnicos, o avanço tecnológico torna possível reciclar praticamente todo o material presente em um pneu usado. Então, encaminhar pneus aos aterros sanitários ou incinerá-los é um desperdício de matéria prima, pois a perda da borracha contribui para desmatamento e aumento excessivo na extração de ferro. Além disso, os pneus que são levados por enxurradas, invadem os rios e provocam a poluição e o desequilíbrio ambiental

De acordo com o dono da empresa, Marcos Leonardo Pereira, a ideia nasceu da experiência que ele e o sócio possuíam no setor. “Pneus ficavam no tempo, acumulavam água e geravam problemas ambientais. Nossa intenção foi reverter esta situação”, informou.  De acordo com o empresário, dois caminhões realizam o serviço, e um novo chega este mês para ajudar nas tarefas.

Para as pessoas que quiserem descartar os pneus de forma correta e colaborar com o meio ambiente, a empresa está instalada à rua Antônia de Medeiros Ferreira, 204, Jardim Bela Vista e funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo (15) 3217-3432 ou (15) 99623-2713.