Educação - Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013

Equipamentos do Parque do Conhecimento são cedidos ao Instituto Federal

Equipamentos

Equipamentos do Parque do Conhecimento são cedidos ao Instituto Federal

O parque do conhecimento foi criado pela gestão anterior, inaugurado no dia 27 de dezembro de 2012, com objetivo de capacitar os professores do sistema municipal de ensino com intuito prestar o serviço de iniciação cientifica na área de física, aos alunos do fundamental. Foi previsto um investimento de R$1.800.000,00 (Um milhão e oitocentos mil reais) em equipamentos ultramodernos onde seria necessária a contratação de uma equipe para capacitação dos professores.

Embora fosse previsto o investimento de R$ 1.800.000,00, foram investidos até então R$895.000,00. A administração atual entendeu que um investimentos dessa magnitude não era prioridade, tendo em vista que mais de mil crianças, ainda se encontram fora da escola por falta de vagas.

O parque tinha suas instalações num Prédio onde funcionava um supermercado, situado à Rua Domingos José Vieira, até julho deste ano. Os equipamentos estavam depositados neste local, 50% montado e os demais em caixas, pois, não havia espaço suficiente para todos, além de não haver a estrutura necessária para a utilização devida.

A gestão municipal atual decidiu retirar os equipamentos do local e cedeu ao Instituto Federal, firmando uma parceria, regulamentada por um convênio entre a Prefeitura Municipal de Itapetininga, por meio da Secretaria da Educação e Instituto Federal.

O Instituto oferece o espaço adequado e pessoal capacitado para utilização desses equipamentos, pois além de oferecer o curso que empregam os aparelhos, os profissionais especializados do instituto oferecerão capacitações aos professores municipais e a iniciação científica, principalmente, aos alunos dos 4º e 5º anos do município, através dos experimentos de física, possibilitados pelos equipamentos disponíveis.

Assim, a solução encontrada dará utilidade aos equiapamentos, gerando ganho intelectual aos alunos e professores do Sistema Municipal e do Instituto Federal, minimizando o gasto de recursos públicos, os quais, pelo entendimento da administração municipal, devem ser investidos em estrutura e prestação de serviço, para que nenhuma criança fique fora da escola e que todas sejam atendidas com excelente qualidade.