Saúde - Sexta-feira, 31 de Maio de 2019

Mais de 3 mil atendimentos em 6 meses já foram realizados no Centro de Saúde da Mulher em Itapetininga

Confira

A implantação do Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva” é uma resposta completa na defesa da saúde da mulher. Desde a implantação, foram realizadas mais de 3 mil consultas e exames desde a implantação há seis meses, em Itapetininga.

Foram realizados 1.939 exames de mamografia e 1.366 consultas. A cidade está mais preparada para vencer esta guerra contra o câncer. “É uma conquista que a administração conseguiu para as mulheres de Itapetininga. Infelizmente, é uma doença que afeta muito as mulheres e este Centro de Saúde está equipado com profissionais de altíssima qualidade para dar o suporte necessário para quem necessita e é encaminhado pelo posto de saúde”, enfatizou a chefe do Executivo.

É o caso da doméstica Ione Pereira Elias, 54 anos, que esperava há seis meses por um exame de mamografia. Ela recebeu a ligação que seria atendida na unidade. “Fiquei surpresa. Meu Deus era verdade. Mudou tudo para melhor”, disse em entrevista na antessala para realizar o exame médico. Ela contou que ficou impressionada desde o primeiro momento que chegou ao Centro de Saúde da Mulher. “Fui bem atendida. O local é limpo. A gente fica mais à vontade”, relatou.

A autônoma Clarice Oliveira Nunes, 54 anos, disse que não sabia que existia este serviço exclusivo para a mulher. Moradora do Bairro do Pescaria, distante 60 km do centro da cidade, ela acredita que a maioria dos moradores da área rural não sabem que existe esta nova unidade. “Eu não sabia que tinha o Centro de Saúde da Mulher”, frisou. Caso o serviço de mamografia não fosse colocado à disposição para a mulher itapetiningana, a solução teria que arcar por um exame na rede particular. “Teria que pagar”, apontou.

O aparelho foi comprado com o Leilão Solidário realizado na Expoagro do ano passado. Foi a primeira vez que a Feira Agropecuária realiza um evento exclusivo – o Leilão Solidário 2018 - apenas para destinar recursos em favor da saúde da população. Vale ressaltar que as mulheres são encaminhadas ao Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva” por meio dos postos de saúde de Itapetininga.