Cultura - Quinta-feira, 30 de Maio de 2019

“I Exposição Heróis Itapetininganos da Força Expedicionária Brasileira” começa dia 1º de junho

Confira

A Associação dos Ex-Atiradores do Tiro de Guerra de Itapetininga (AEATGI), em parceria com o Tiro de Guerra 02-076, Secretaria da Cultura e Turismo e o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, realizam a partir deste sábado (1º), a “I Exposição Heróis Itapetininganos da Força Expedicionária Brasileira”.

A exposição presta homenagem aos pracinhas itapetininganos que pertenceram ao regimento de infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na II Guerra Mundial.

Segundo o livro “Diário de um Combatente”, publicado pelo veterano, Victório Nalesso, Itapetininga participou dos esforços de guerra, tanto no litoral brasileiro, quanto nos vários escalões da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que seguiram para a Itália.

Dos 34 combatentes itapetininganos, dois faleceram em combate. Um ex-combatente não pertenceu a FEB, mas serviu junto às forças em operação de defesa do litoral brasileiro.

“Foi a guerra dos caipiras e cablocos, mas todos corajosos. A maioria vivia nas roças, longe das cidades que não eram tão grandes como hoje. Gente de todo interior de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul”, relembra Nalesso.

A “I Exposição Heróis Itapetininganos da Força Expedicionária Brasileira”, será aberta neste sábado, dia 1º de junho, às 10 horas, no Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, no largo dos Amores, região central de Itapetininga.

Serviço:

I Exposição Heróis Itapetininganos da Força Expedicionária Brasileira

Data: a partir de 1º de junho

Às 10 horas

Local: Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”

Endereço: Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Largo dos Amores) - centro