Cultura - Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Grupo “Amigos Fandangueiros” se apresentam na Mostra Cultural Gaúcha de Itapecerica da Serra

Confira

O Grupo de Danças Gaúchas Amigos Fandangueiros, através do Grupo de Artes Nativas Pouso Tropeiro de Itapetininga, estará representando nossa cidade na Mostra Cultural Gaúcha de Itapecerica da Serra, neste domingo, 26 de maio.

A mostra, que promove a valorização e preservação da tradição gaúcha, oferece um evento cultural e de lazer à população.

Com seu elenco, o grupo participou de dois eventos organizados pelo MTG-SP – Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de São Paulo: Apresentação na Mostra Cultural Gaúcha de Embú das Artes e o 13º FETG – Festival Estadual da Tradição Gaúcha, no qual foi campeão com os grupos Juvenil e Veterano, além de receber mais 18 troféus em diversas modalidades, sendo Campeão Geral da Artística, já em sua primeira participação.

Para quem ainda não conhece

O GAN - Grupo de Artes Nativas “Pouso Tropeiro”, desenvolve diversas atividades como danças de salão, danças tradicionais, danças birivas do ciclo do tropeirismo, palestras sobre a cultura gaúcha e tropeira.
Identifica-se com a comunidade local pela sua forte ligação com os tropeiros que vinham do Sul do Brasil e faziam em Itapetininga, uma das suas paradas.

O Grupo de Artes Nativas “Pouso Tropeiro”, foi fundado em 01 de outubro de 2017, mas a história começou antes, através de quatro “amigos fandangueiros” que tinham o desejo de preservar as tradições gaúchas e tropeiras em Itapetininga, apresentando-se em igrejas, escolas e bailes gaúchos. Foi a vontade de tornar o grupo maior, onde outras pessoas pudessem se engajar para cultuar as tradições gaúchas e tropeiras, que motivou seu crescimento.

“Foi aí que surgiu a ideia de dar um nome que retratasse a história de Itapetininga, GAN-Grupo de Artes Nativas ‘Pouso Tropeiro’ - Grupo de danças Amigos Fandangueiros”, explica Alexandre Maciel, coordenador do grupo que hoje conta com 40 integrantes incluindo crianças, jovens e adultos.

Em janeiro de 2020 o grupo representará o estado de São Paulo no FENART – Festival Nacional da Tradição Gaúcha, em Santa Catarina.