Trabalho e Desenvolvimento - Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Itapetininga recebe Carreta Via Rápida Emprego – Hospitalidade e destaca ações com parceria do Governo do Estado

Confira

A atual administração tem investido em ações com a parceria do governo do Estado para proporcionar qualificação e capacitação aos traba do município.

Desta vez, a cidade recebe a Carreta Via Rápida Emprego – Hospitalidade, um programa do governo do Estado de São Paulo implementado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, numa modalidade que tem como principal objetivo capacitar os trabalhadores para o mercado de hotelaria e seus segmentos, ramo em franca expansão no município e em toda região.

A carreta, que está instalada ao lado do Ginásio de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, oferece a partir desta segunda (27), cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de hotelaria e serviços de bares e restaurantes, com cursos de bartender, camareira e garçom. A duração das aulas é de 30 dias.

As carretas do Via Rápida, como são conhecidas, levam os cursos do Programa em um formato inovador que une a mobilidade das unidades com um espaço de ensino que integra os conhecimentos teóricos e práticos dos diversos cursos oferecidos. Tudo em ambientes que simulam diversas situações que serão encontradas pelos participantes em suas rotinas de trabalho.

O veículo possui sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que reproduz um quarto de hotel, um restaurante e um balcão para o preparo de drinks e está totalmente equipada com aparelhos para o ensino prático.

A capacitação profissional é totalmente gratuita e oferecida para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio.

Os cursos, ministrados pelo Centro Paula Souza, terão carga horária de 100 horas e serão divididos em três turnos. Pela manhã, bartender. À tarde, garçom e no período noturno, aulas para camareira. Ao todo foram preenchidas 60 vagas.

A seleção dos candidatos foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gestora do Programa Via Rápida. Os inscritos e cadastrados no site do programa estadual foram informados por correspondência oficial com confirmação de inscrição. A Secretaria Estadual considerou critérios de idade, escolaridade e renda familiar. Também tiveram prioridade que está desempregado ou é arrimo de família.

As inscrições estão encerradas, mas o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT de Itapetininga disponibiliza uma lista de espera para os demais interessados, de acordo com a disponibilidade de vagas do Programa Via Rápida.

O PAT fica à rua Monsenhor Soares, 251, na região central de Itapetininga, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.