Trabalho e Desenvolvimento - Quinta-feira, 16 de Maio de 2019

Visitas técnicas em propriedades rurais de Itapetininga orientam sobre a produção de maracujá

Confira!

Colher amostras e orientar sobre a importância para que o produtor rural de Itapetininga tenha melhor resultado durante a produção no campo.

Nesta semana, equipe da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento estiveram em visita técnica de acompanhamento ao projeto Maracujá na propriedade de José Domingos Caldana, Chácara Caldana, no Bairro Rio Acima. Ali, foi realizada coleta de amostra de solo da área que será implantada a cultura.

Ainda no Rio Acima, outra visita, também referente ao projeto Maracujá, foi feita na propriedade de Antônio Vieira Maia, no Sítio Três Irmãos, onde foi realizada a verificação do local e foi passada orientações. No local, a equipe fez a coleta de amostra de solo da área onde será implantada a cultura.

De acordo com a Embrapa, o maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. A cultura do maracujá está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá.

O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados.

O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular. Após a escolha da área, devem ser feitas amostragens do solo para análise química.

A adubação orgânica é uma prática importante para manter o solo produtivo. Vale lembrar que o sucesso da adubação depende tanto da quantidade adequada aplicada, quanto da época e localização do corretivo e dos fertilizantes.