Trabalho e Desenvolvimento - Terça-feira, 14 de Maio de 2019

Produtores Rurais de Itapetininga participam de encontro de Olericultores

Confira!

Produtores Rurais de Itapetininga participam de encontro de Olericultores

O Encontro dos Olericultores, em continuidade ao Projeto Produção Correta para pepino, pimentão e tomate com foco na agricultura familiar, uma ação inovadora da prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento e Casa da Agricultura Municipalizada de Itapetininga.

O Encontro foi a 9ª capacitação do Projeto Produção Correta e reuniu técnicos da área e produtores rurais do município para a apresentação de temas pertinentes à cultura de olerícolas, principalmente, em ambiente protegido, por meio das palestras: “Estratégia de manejo de resistência de insetos”, pelos representantes do Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas – IRAC – BR, Helvio Campoy Costa Junior e Daniela Miyuki Okuma, e “Manejo nutricional na plasticultura e sua influência no controle de doenças e pragas”, com Thiago Rachid, da Amazon AgroSciences.

A proposta do Projeto Produção Correta surgiu da necessidade de levar orientações relacionadas ao manejo adequado na olericultura, uma vez que a demanda por alimentos é cada vez mais crescente e mais exigente quanto a segurança e qualidade desses, precisando ainda que se aumente a produção. Isso tem levado ao aumento do uso de produtos químicos e, neste cenário, o Brasil se apresenta como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A questão é tão séria que diversos estudos foram e continuam sendo conduzidos para identificar as consequências do uso irracional e excessivo nesse sentido, as quais afetam tanto a saúde humana como o meio ambiente, gerando grande preocupação em se desenvolver estratégias para minimizar o uso de tais produtos.

Este Encontro serviu para fornecer ferramentas, técnicas de produção e nutrição das plantas, conceituando que uma planta bem nutrida é uma planta sadia e mais resistente e, assim solucionar os problemas encontrados quanto a pragas e doenças, melhorando o processo de modo geral. Portanto, os produtores terão condições de gerir suas atividades considerando os impactos ambientais, além de produzir de maneira mais econômica ao evitar perdas na produção e garantir a produção de um alimento mais saudável, uma oportunidade de agregar valor e de aumento de renda.

O Projeto Produção Correta ainda realizará outras ações no decorrer de seu desenvolvimento, seja com dias de campo ou capacitações, onde o escopo principal é a obtenção de olerícolas livres de resíduos e com qualidade superior, dando instrumentos que comprovem ao produtor que sua produção é correta em todos os sentidos.

Para saber mais sobre esse Projeto e ficar por dentro das novidades e serviços oferecidos, o produtor pode procurar a Casa da Agricultura Municipalizada de Itapetininga que trabalha sempre para auxiliar e valorizar o nosso homem do campo.