Esportes e Recreação - Quinta-feira, 09 de Maio de 2019

Atleta Itapetininga se prepara para Grande Prêmio Mundial de Paratletismo, na Suíça

Pela segunda vez, a paratleta itapetiningana, Jessica Giacomelli, defende as cores do Brasil em competição internacional. Convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a esportista já iniciou os treinos para disputar o “World Para Athletics Grand Prix 2019” (Grande Prêmio Mundial de Paratletismo 2019), que será realizado de 24 a 26 de maio, em Nottwil, Suíça.

Em 2018, competindo com atletas consideradas como “as melhores do mundo”, Jessica conseguiu o melhor tempo para o Brasil na prova dos 100 metros, com a  marca de 17,61 segundos, com uma diferença de 0,04 segundos do recorde brasileiro, competindo com atletas consideradas as melhores do mundo.

A carreira da itapetiningana sempre foi marcada pela dedicação e amor ao atletismo, sempre com o objetivo de defender as cores de sua cidade, seu estado e agora, seu País.

Em reconhecimento a suas conquistas e expressivo desempenho esportivo recebeu a medalha Júlio Prestes de Albuquerque, honraria concedida aos nascidos em Itapetininga que se destacam em prol da comunidade.

World Para Athletics Grand Prix

O circuito teve início em fevereiro, com a etapa de Dubai (Emirados Árabes Unidos), e se encerrará em agosto, em Paris (França). São Paulo mais uma vez recebeu um estágio do evento, no Centro de Treinamento Paralímpico, de 25 a 27 de abril. O evento fez  parte do Open Internacional Loterias Caixa.

Em seguida, a competição seguirá para a Ásia. Pequim, a capital chinesa, será palco de um evento entre os dias 10 e 12 de maio. O sétimo Open da China será novamente realizado em um dos locais de treinamento usados nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008. Muitas das estrelas que ajudaram a China ao topo da tabela de medalhas dos Jogos Asiáticos de 2018 devem competir em casa.

Doze dias depois, de 24 a 25 de maio, Arizona (Estados Unidos) receberá a quarta etapa. A Arizona State University sedia os Jogos Desafio do Deserto de 2019. O piloto norte-americano de cadeiras de rodas Daniel Romanchuk quebrou o recorde mundial masculino de 800m de T54 em 2018 e o de 20 anos certamente será um dos que assistirão em 2019.

De 24 a 26 de maio, Nottwil (Suíça) mais uma vez será a casa do atletismo paralímpico. Haverá competição em ambos os lados do Atlântico no final de semana de maio, com a pista mais veloz em corridas de cadeira de rodas hospedando o Grande Prêmio Paratético. 14 recordes mundiais foram quebrados no Nottwil Grand Prix, que atrai continuamente muitos dos melhores pilotos do mundo.

Já em  junho, as competições começam dias 08 e 09 de junho em Grosseto, Itália. A cidade italiana retorna ao calendário do Grande Prêmio pela primeira vez desde 2016 - o mesmo ano em que o Estádio Olímpico Carlo Zecchini sediou o Campeonato Europeu. A pista recém-renovada pode comportar mais de 10.000 espectadores.

No final do mês, entre os dias 28 a 30, será em Túnis, na Tunísia. O único Grande Prêmio da África de 2019 retorna a Túnis, com os principais atletas do País provavelmente dominando o evento. É a 13ª vez que o Encontro Internacional da Tunísia é realizado, com seu clima quente e localização atraindo atletas de toda a região.

Na Europa, em Bydgoszcz, Polônia, as disputas acontecem entre os dias 19 a 21 de julho. O País da Europa Oriental, conhecido por sediar grandes eventos de atletismo, foi adicionado à lista após os organizadores em Berlim, na Alemanha, retiraram-se da série Grand Prix 2019, devido à proposta de remodelação do seu estádio.

E finalmente a ultima etapa chega a Paris, França, de   29 a 30 de agosto. Paris sediará a temporada pela primeira vez em seu terceiro ano como anfitrião do Grande Prêmio. A casa dos Jogos Paralímpicos de 2024 não é uma novidade para competições esportivas de alta qualidade, com vários recordes mundiais no atletismo na edição de 2018.