Educação - Segunda-feira, 06 de Maio de 2019

Programa “Estação Primeira Infância” no centro de Itapetininga

Inaugurada a Estação Primeira Infância, no Largo dos Amores, região central de Itapetininga. A intenção, segundo a Chefe do Executivo, é oferecer uma minicidade para as crianças desenvolverem cidadania, como noções de trânsito, leitura de livros, brincadeiras lúdicas e cultura. Um novo arranjo arquitetônico foi planejado para que a criança retornasse para a praça. “As crianças passam a ser as protagonistas deste espaço público, que está no centro histórico da cidade”, enfatizou.

Esteve presente na entrega o Secretário Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal. O secretário considerou positiva ação da administração. “Em cada estação está a possibilidade de uma vida melhor. A estação representa o início e a chegada de nossa viagem, de nossa jornada. Uma cidade feliz é aquela que possui boa mobilidade para pedestres, ciclistas e motoristas. As crianças aprenderão sobre o trânsito desde pequeno. O projeto implantado deixa a cidade mais bonita e mais feliz”, afirmou.

Cada criança pôde levar sua bicicleta e percorrer a minipista de ciclovia de 80 m de extensão. No local, foi instalado um semáforo, com acessibilidade para deficientes visuais, que funciona quando os pequenos acionam o botão por três segundos. Após esse tempo, é reproduzida uma mensagem de travessia durante o sinal verde e o vermelho. Neste trecho, a administração quer formar motoristas e pedestres responsáveis e ajudar, no futuro, na redução no número de acidentes e vítimas fatais.

Na praça, foram instaladas placas de sinalização e pintadas as faixas de pedestres. No local, as vagas especiais para estacionamento de Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas com Transtorno Espectro Autismo (TEA) também foram identificadas.

Quatro Estações

Três bicicletários foram colocados no Largo dos Amores, com capacidade de cinco bicicletas para cada um. Quem parar de pedalar, poderá seguir para as estações que são: Estação Cultura, Estação Jogos, Estação Leitura e Estação Diversão.

Na Estação Diversão, colocada embaixo do pergolado, as crianças contam com um playground para brincar. Foi pintada amarelinha no chão, caracol, mesas de tabuleiros e bancos para que as crianças joguem dominó, damas ou xadrez e instalado um escorregador. Nesse espaço, há uma horta vertical para as crianças e as famílias aprenderem a cultivar plantas e flores.

Dentro do Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, funciona a Estação Cultura, com exposições voltadas ao público mirim. Além de todo o acervo que já está guardado em um dos prédios mais históricos de Itapetininga, que foi inclusive sede da prefeitura. Ainda no Centro Cultural e Histórico, a Estação Jogos, onde as crianças podem aproveitar horas de lazer, por meio de atividades recreativas.

Também está disponível a Estação Leitura, que tem o “Ônibus Biblioteca Itinerante”, com mais de 1.000 títulos, além de histórias em quadrinhos, com o objetivo de aproximar os pequenos ao mundo da literatura, com gravuras, leituras e conhecimento.

Aberta todos os dias

A Estação Primeira Infância funcionará todos os dias da semana com estrutura permanente no Largo dos Amores. A ideia de implantar o projeto partiu da Chefe do Executivo após participar do Seminário Internacional da Primeira Infância, ocorrido em março deste ano, em Brasília. “O melhor investimento para desenvolver uma nação é por meio da criança. É o que estamos sempre levando para nossos pequenos de Itapetininga. Esta é uma forma de olharmos nossas crianças como cidadãos e não como simples acompanhantes de seus pais”, finalizou.