Cultura - Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

Museu Comemora o Dia do Ferroviário em Itapetininga

Confira!

Museu Comemora o Dia do Ferroviário em Itapetininga

Para comemorar o Dia do Ferroviário, homenageando os trabalhadores da nossa Estrada de Ferro Sorocabana, o Museu Ferroviário de Itapetininga, em cooperação com a Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma programação especial para o dia 27 de maio.

Além da visita monitorada ao museu, que remete a uma viagem ao tempo, relembrando a história da Ferrovia, estão programados shows musicais, partidas de futebol masculino e feminino e a inauguração de uma Pista de Caminhada na área externa do museu, que está instalada nas dependências do Clube Atletico Sorocabana de Itapetiniga – CASI, fundado na década de 1940 por funcionários da extinta Estrada de Ferro Sorocabana.

“Recebemos, recentemente, uma documentação histórica, inclusive o hino do CASI, raríssimo. Estamos gratos a todos pelo empenho em manter o Museu Ferroviário e o Clube Atlético Sorocabana de Itapetininga” comentou Eduardo Santos, Presidente do Museu.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga, esta é uma importante parceria, que desde o início da administração está sendo trabalhada para resgatar e preservar a memória ferroviária de Itapetininga.

A linha férrea de Itapetininga foi inaugurada em 1895 e por conta de sua ligação com o sul do país, sempre teve presença significativa na história da construção do Brasil, tanto através do transporte de passageiros quanto de cargas.

O Dia do Ferroviário, remete a data de inauguração da primeira linha férrea brasileira (30 de abril de 1854), a Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá.

A programação, com entrada de graça, será neste sábado (27), a partir das 9h e contará com barracas de artesanato e alimentação. O Museu Ferroviário de Itapetininga está situado à rua Padre Albuquerque, 1150 – (no CASI).