Trabalho e Desenvolvimento - Quarta-feira, 17 de Abril de 2019

Orientações de agricultura e visitas técnicas são oferecidas para produtores rurais de Itapetininga

Equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento de Itapetininga trabalham continuam realizando visitas e orientações aos produtores rurais, sempre com o objetivo em auxiliar na capacitação para aperfeiçoar a mercadoria que é produzida em Itapetininga.

A propriedade do Denilson Donizeti Rodrigues, localizada no bairro Turvo dos Rodrigues recebeu sementes e orientações sobre o local correto para o plantio das mudas de maracujá. “Sempre que nos procuram, estamos prontos para auxiliar da melhor forma possível o nosso produtor rural. Assim, temos cada vez mais melhoria na qualidade dos produtos que saem de Itapetininga para outras regiões e estados”, enfatizou a secretária da pasta.

O produtor rural, Edider Sonoda, do bairro Morro Vermelho, também recebeu a visita e orientação para o plantio de mudas de maracujá, uma fruta rica em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio.

Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que a casca do maracujá evita os picos de insulina (especialmente perigosos para os diabéticos), combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha e até em cosméticos, graças à ação emoliente e antioxidante.

Ainda durante esta semana, equipe da Secretaria da Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento de Itapetininga visitou a empresa Agropecuária Marquês, no Faxinal do Rio Acima onde orientou sobre a produção de vinho, suco e geleia de uva, licores e compotas de doces derivados. Os técnicos destacaram a importância do SIM – Selo de Inspeção Municipal. “Essa agroindústria é um belo exemplo de cadeia produtiva de agricultura familiar em nosso município, pois aplicam todo o processo desde a produção das uvas até a comercialização do produto final”, finalizou a secretária.