Promoção Social - Segunda-feira, 15 de Abril de 2019

Projeto “Falar é Bom” em Congresso Regional de Psicologia Social da Abrapso em Assis

Ações voltadas para a conscientização e prevenção do suicídio se fazem cada vez mais necessárias, tendo em vista o número crescente de adultos, idosos e especialmente de jovens que tiram a própria vida. Ocorre que falar sobre o suicídio é um tabu, frente especialmente à crença de que dialogar sobre o tema poderia incentivar novos casos.

O Projeto Falar é Bom tem “agido contra a maré”, propiciando espaços de reflexão e orientação de professores, jovens e pais – na busca da prevenção de novos casos, utilizando ações coletivas e rodas de conversas que propiciam falar sobre prevenção do suicídio, além de outras temáticas que cercam a juventude, como o bullying e a automutilação.

Este fim de semana, o Projeto Falar é Bom, por meio de uma de suas psicólogas voluntárias Cássia Matarazzo, participou de XIV Encontro da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO REGIONAL SP, com o tema "A Práxis da Psicologia Social nos movimentos e espaço de luta: Resistência e transformação", realizado entre 11 e 13 de abril de 2019, na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis), Congresso Regional de Psicologia da ABRAPSO. Um dos maiores e mais significativos eventos da Psicologia brasileira, o qual levou para a cidade de Assis profissionais, estudantes, ativistas e professores de Psicologia de todo o país.

Na oportunidade, a psicóloga apresentou os objetivos e ações realizadas na Comunidade local, por meio do Projeto Falar é Bom da Prefeitura de Itapetininga, o qual tem sido pioneiro aqui na região há mais de dois anos de atuação na rede estudantil em geral. E teve destaque em uma das mesas redondas do aludido evento.

“O Congresso da ABRAPSO possibilitou diversas trocas de experiências entre estudantes e profissionais da Psicologia – e enfatizou a importância da continuidade de ações preventivas, como as do Projeto, destacando a importância do espaço escolar sensibilizado para a prevenção do suicídio juvenil, a importância do falar e da escuta, do acolhimento, ampliando-se os espaços de reflexão nesse ambiente”, diz a voluntária psicóloga.

O Projeto Falar é Bom é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social que realiza suas ações através de voluntários da área da Psicologia, do Direito, entre outros, com o apoio dos Centros de Atenção Psíquico Social (CAPS), DERITA, Movimento Jovem, Vôlei UM, entre outros. Tomou-se como base que a importância de dialogarmos com os jovens em rodas de conversas, estimulando as trocas de relatos de experiências, das crenças, das percepções e opiniões, estabelecendo-se um diálogo com os participantes, a fim de acolher e desenvolver as principais temáticas de seu cotidiano.

Assim, além dos mitos e tabus que envolvem o suicídio, outros temas foram trabalhados como o bullying, ciberbullying e a automutilação, assuntos diretamente envolvidos no cotidiano do jovem.

As atividades também se ampliaram para reuniões mensais entre a equipe do Projeto e os profissionais dos três CAPS locais (CAPS IJ, CAPS álcool e drogas e CAPS II) e a Rede de Saúde Municipal.