Trânsito e Cidadania - Quinta-feira, 11 de Abril de 2019

Itapetininga registra redução de 28% no número de óbitos no trânsito

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em Itapetininga caiu 28% em 2018 se comparado com o ano anterior. Os dados são relatório do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo, divulgado no fim do mês passado. Isso significa que as intervenções da prefeitura, com o apoio do Estado, salvaram nove vidas. Em 2018 foram 23 mortes contra 32 no ano anterior. Em relação a 2015, quando se iniciou o projeto estadual, houve uma redução de 51,1%. Naquele ano foram registrados 45 óbitos.

“A Prefeitura de Itapetininga aderiu ao programa em julho de 2017. Desde então estamos trabalhando em parceria nos pontos críticos e agindo para reduzir os riscos de acidentes. A diminuição é positiva e isso nos deixa felizes. Mas temos que avançar com a implantação de novos dispositivos de segurança, mais sinalização nas ruas, educação no trânsito e mudanças para garantir a vida de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas”, afirmou a Chefe do Executivo.

De acordo com o relatório, a maior incidência de fatalidades no município foi de pedestres, somando 9 óbitos em 2018. No geral, a faixa etária entre 30 e 59 anos foi a mais impactada, com 10 mortes. A maioria absoluta são vítimas do sexo masculino (78%), o que reforça a tese que as mulheres são mais prudentes ao volante. Dos 23 falecimentos no trânsito registrados durante o ano passado, 13 foram em vias municipais (56,5%); sete óbitos em rodovias sob administração de concessionária (30,4%); duas nas estradas sob a gestão do DER (8,6%).

Estado de SP

No Estado de São Paulo, a queda foi de 3,5% em 2018, informou o relatório, o que equivale a 199 vidas salvas em ruas e rodovias paulistas. “Em relação a 2015, ano de criação projeto, no acumulado dos três anos houve uma redução de 15,6%, com 1009 vidas poupadas nas vias paulistas”, diz o texto do relatório. O Movimento Paulista monitora os acidentes de trânsito nas 645 cidades do Estado de São Paulo.

Ações em pontos críticos

Para alcançar estes números, a Prefeitura de Itapetininga está realizando ações em pontos críticos na cidade, tanto na área central, como nos bairros. “São melhorias em acessos e implantação de sinalização e iluminação, além de projetos de educação e fiscalização São novas placas verticais, sinalização de solo e revitalização da faixa de pedestres. Diversas ações no Gramadinho, Belo Horizonte, Nova Itapetininga, Jardim Brasil, Vila Aparecida e em breve no Jardim Fogaça”, diz a Chefe do Executivo. “São medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização”, completou.

A Prefeitura de Itapetininga fechou convênio no valor de R$ 870 mil. Deste total, 140 mil já foram investidos nesta primeira etapa. Foram implantadas 9 faixas elevadas, novas rotatórias e ações em quatro pontos críticos. Com recursos próprios, a prefeitura completou as ações para garantir segurança na mobilidade urbana. “Vamos implantar semáforo inteligente exclusivo para pedestres e gradil de proteção nas calçadas para evitar a travessia perigosa”, explicou.