Cultura - Quarta-feira, 20 de Março de 2019

Você, seus amigos e parentes são nossos convidados especiais!

Você, seus amigos e parentes são nossos convidados especiais!

Uma pluralidade artística e cultural, que une formas de expressão clássicas a bases de criação tecnológicas, forma a programação do Circuito Sesc de Artes, que retorna à Itapetininga no dia 5 de abril, entre 16h às 21h30, no Largo dos Amores, à rua Dr. Júlio Prestes, 423, centro. A realização conta com o apoio da Prefeitura.

O Circuito Sesc de Artes percorre por cidades do interior paulista desde 2008, difundindo atrações artísticas e vivências culturais, ampliando as possibilidades de uso de um espaço público, como acontece todos os anos no tradicional Largo dos Amores, em Itapetininga.

Neste ano, o Circuito promove uma junção entre bases artísticas clássicas, como música, teatro, literatura a cinema em realidade virtual. Confira:

Poin & Circo, por Poin (Sp) E Cia Suno (Sp):

O projeto concebido pela Cia. Cabelo de Maria reúne a Pequena Orquestra Interativa (POIN) com a Cia Suno, em um espetáculo de música, circo e interação com o público. A POIN tem sete integrantes com influência da música cigana e dos Balcãs. Com ritmo contagiante, os músicos convidam a plateia para assumir instrumentos e participar dos shows. Já a Cia. Suno é uma dupla de artistas que trabalha a linguagem do palhaço, mímica, teatro físico e dança.

Mango Mambo (Bra/Arg/Mex):

A banda de música latina foi criada em 2015 pelo multiinstrumentista argentino Maximiliano Martínez. Sua sonoridade é baseada em metais, cordas e percussão, como as tradicionais orquestras caribenhas, resultando em versões de canções tradicionais ou composições originais com muito ritmo e proximidade com o público. Além de se apresentar em bares e casas de shows, a banda costuma sair para ruas e praias para seu baile latino.

Lords Of Krump (Sp)

Formado no Capão Redondo, zona Sul de São Paulo, o grupo tem um trabalho de pesquisa sobre o krump, estilo de dança surgido em Los Angeles nos anos 1990 que tem como característica a agilidade, o contato entre os dançarinos, a dramaturgia e movimentos inspirados emlutas. Além da apresentação, o Lords of Krump também vai convidar o público para uma oficina do estilo.

Pinball Analógico e Minibanquetas, ministrado por Roberto Stelzer (SP)

Os participantes da oficina terão contato com fabricação digital na montagem de uma banqueta Resta1, com material pré-cortado a laser. Eles vão destacar as peças e montar cada parte com cola branca. O público ainda poderá brincar com as máquinas de pinball analógicas, construídas apenas com madeira, parafusos e elásticos. Os educadores divulgam a cultura "maker" e do "DIY - do it yourself", o faça você mesmo.

Sanfona Velha Do Fole Furado, por Cris Miguel & Danilo Tomic (SP):

Os artistas utilizam teatro de bonecos e música ao vivo para contar a história de Severino do Xaxado, neto de cangaceiros, medroso e encantado pela sanfona que vai ao Rio de Janeiro com o sonho de ser um músico de sucesso. Todo o enredo é baseado na cultura popular do Nordeste, com elementos do repente, cordel e xilogravura, e também nas canções de Luiz Gonzaga, grande homenageado do espetáculo.

Universo Hq – Mediação De Leitura Com Coletivo Rodas De Leitura, por Tg3 Design E Conteúdo (SP) / Coletivo Rodas De Leitura (SP)

A atividade é criada a partir de um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras, tapetes e a sinalização do espaço. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos. A mediação de leitura será realizada pelo Coletivo Rodas de Leitura.

Cinema Em Realidade Virtual, por Parceria Com A Mostra Internacional De Cinema De São Paulo

O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias. Será apresentado um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).