Educação - Sexta-feira, 15 de Março de 2019

Itapetininga zera o déficit de vagas em creche e inaugura EMEI da Nova Itapetininga

Um marco para a Educação Municipal

Inaugurada a EMEI “Profª Tereza Maria de Macedo Rodrigues” na vila Nova Itapetininga. Mais de 1.300 metros quadrados de área construída. A unidade escolar tem disponibilidade para atender 380 para crianças dos Berçários I e II, além do Maternal I, entre 3 a 5 anos. São 13 salas com estrutura moderna.

Já foram transferidos para a EMEI “Profª Tereza Maria de Macedo Rodrigues”, 73 alunos da EMEI "Rotary Club", que também era localizada na vila Nova Itapetininga.

A EMEI conta com brinquedoteca, trocador, solário, sala de vídeo, refeitório, playground, almoxarifado, área de serviço, cozinha, dispensa, galpão coberto, secretaria, diretoria, sala de professores, e sanitários independentes para funcionários, alunos, com sanitários e bebedouros adaptados aos pequenos, com total acessibilidade, com piso tátil e elevador para pessoas com deficiência.

HOMENAGEADA

Tereza Maria de Macedo Rodrigues nasceu em Capão Bonito, em 24 de agosto de 1943. Primeira filha de 14 irmãos, filha de pais nordestinos, com educação bastante rígida, baseada em princípios cristãos. Concluiu o Curso Normal na Escola Peixoto Gomide, turma de 1962.

Iniciou sua carreira já no ano seguinte, em escola rural, com classe multisseriada, enfrentando várias dificuldades, como locomoção, falta de estrutura na pequena escola, difícil acesso, tendo muitas vezes que pernoitar na escola, mas nunca desanimou.

Especializou-se em alfabetização. Era possuidora de uma voz admirável. Usava esse recurso para cantar com as crianças, criando paródias e músicas infantis para motivar-lhes a leitura.

Considerava que a direção dada a educação nos primeiros anos de escola, iria determinar a vida futura de cada criança, abraçando isso como ideal, para convencer os pais a participarem da escola.

Faleceu em 17 de outubro de 2003. Deixou familiares e amigos saudosos e uma legião de alunos que por ela foram alfabetizados a, a partir daí, conheceram o mundo.