Educação - Sexta-feira, 08 de Março de 2019

Programa “Saúde na Escola” começa na segunda-feira (11) em Itapetininga

Programa “Saúde na Escola” começa na segunda-feira (11) em Itapetininga

Pela primeira vez a Prefeitura de Itapetininga realiza o Programa “Saúde na Escola” em 30 escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é de aproximadamente 8 mil alunos com idades entre 6 a 11 anos sejam atendidos. As atividades começam nesta segunda-feira (11) e vão até outubro.

O “Saúde na Escola” tem como principal proposta contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças da rede pública de ensino e visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida.

Durante as ações serão desenvolvidas:

- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

-     Promoção das práticas corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;

-     Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;

-     Prevenção das violências e dos acidentes;

-     Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor através de um odontomóvel, veículo recentemente adquirido, totalmente equipado para auxiliar na avaliação bucal

-  Verificação e atualização da situação vacinal;

-  Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

-  Promoção da saúde auditiva e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração;

-    Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

-   Avaliação postural.

Além disso, serão realizadas palestras com pediatra e nutricionistas da Secretaria da Saúde para os pais para prevenção e combate à obesidade infantil.

Confira o cronograma completo do Programa “Saúde na Escola”:

1975 Visualizações