Educação - Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013

Sistema Municipal de Ensino recebe mais de mil títulos para projeto de Leitura

Projeto Leitura

Sistema Municipal de Ensino recebe mais de mil títulos para projeto de Leitura

Em todas as salas, do Berçário ao 5º ano, o momento da leitura faz parte de um programa de atividades permanente que possibilita familiarização diária das crianças com a cultura escrita. 201 salas receberam 02 acervos com 30 livros cada, para uso coletivo em sala de aula, totalizando 12.060 livros para o período de 2013 a 2015. São 1.344 títulos diferentes classificados em:

10 tipos de obras:

Livros literários narrativos

Histórias em quadrinhos

Biografias,

Livros de histórias

Livros instrucionais,

Livros de divulgação do saber científico, obras literárias,

Livros de imagens (sem legendas),

Livros de palavras, livros de imagens com legendas, livros com textos rimados de apresentação das letras do alfabeto,

Livros de cantigas, parlendas, trava-línguas, jogos de palavras, poemas

Obras mistas, com vários gêneros, obras pedagógicas, etc.

Cada sala, do 1º ao 3º ano, recebeu do MEC, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, acervos muito diversificados, complementares aos livros didáticos, dando apoio ao processo de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento, estimulando a leitura autônoma e compartilhada.

Os professores trabalham essas atividades permanentes de acordo com o organograma que determina uma atividade de leitura por dia, o momento da Roda, da história (o professor faz a leitura), roda Biblioteca (contato com o Livro e leitura), Leitura por capítulos e o Reconto (o professor lê um pedaço da história por dia e na sexta-feira as crianças recontam o livro).

Márcio de Freitas, Professor de Educação Infantil, ressalta a importância do lúdico, da imaginação e da criatividade para o desenvolvimento cognitivo da criança, por tanto, cada professor cria e utiliza instrumentos diferentes, diariamente, para entreter e estimular o gosto pela leitura nos alunos.

Existe também um trabalho de incentivo a leitura, realizado por Milene França, - funcionária da Biblioteca Municipal, Professora e Contadora de Histórias. O projeto “Narração Itinerante, um convite à prática da leitura”, tem a finalidade de levar a atividade de contar histórias até as escolas, onde haverá, certamente, um encantamento pelos livros e pela leitura.

A atividade de contação de histórias também acontece em todo último sábado do mês, às 15h, na Biblioteca Municipal, Rua Campos Sales, 175, Centro. Neste mês acontecerá no dia 28. É um evento gratuito, aberto ao público, basta comparecer e participar.