Trânsito e Cidadania - Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019

1º Grupamento Especializado de Canil de Itapetininga recebe uniformes e equipamentos

Confira

Olfato aguçado e muita agilidade nas ações. A busca por entorpecentes é feita rapidamente. Em poucos minutos, Aika e Kira, duas pastoras belgas da raça ‘malinois’ localizam a droga. A demonstração, que também mostrou o trabalho de defesa delas, foi apresentado pelas equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga à Chefe do Executivo, no Paço.

Depois da demonstração realizada no terraço, os guardas, que estavam acompanhados do Comandante da GCM, da Subcomandante, e da Secretária de Trânsito e Cidadania, que iniciou a implantação do 1º Grupamento Especializado de Canil em Itapetininga, a Chefe do Executivo recebeu a equipe em seu Gabinete.

A Chefe do Executivo entregou oficialmente os uniformes e equipamentos para cada guarda que trabalha com os cães. São duas equipes. Seis guardas municipais. Lidiane, Oliveira, Cavalcanti, Silva, Renato e Paques. Cada equipe com um cão, que vem para somar ao trabalho já desenvolvido no município.

“Fico muito feliz em ter uma Guarda Civil Municipal tão eficiente que atua em nossa cidade. É um trabalho sério, que é feito com dedicação. Realizam patrulhamento, protegem nossos prédios públicos e escolas e auxiliam a segurança pública de Itapetininga vestindo essa farda que nos dá orgulho”, enfatizou a Chefe do Executivo.

As fêmeas da raça belga se destacam como cão de guarda, cão policial, cão farejador e também, como cão de família. De acordo com estudos, a raça é obediente, inteligente e leal. Fisicamente, se parece com um pastor alemão e o que difere é a coloração da pelagem.

Segundo a Guarda Civil Municipal, as equipes já participaram de seminários e cursos em diversos locais, entre eles, na Polícia do Exército Brasileiro de Osasco, no Centro Experimental Aramar – um centro especializado em pesquisas nucleares da Marinha do Brasil, no Grupo de Intervenções Rápidas da SAP – Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e nas Guardas Civis Municipais de Itapeva e Limeira, cidades do interior paulista.

Durante a entrega dos uniformes e equipamentos no Gabinete, a Chefe do Executivo destacou também o trabalho realizado nas Bases da GCM, que funcionam no Complexo Esportivo “Prof. João Trindade Gomes Filho – Coca”, ao lado do Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” e também na Lagoa “Regina Freire”, no bairro da Chapadinha.

“Com a entrega dessas bases, já vemos que as famílias aproveitam horas e horas de lazer com mais segurança e tranquilidade. Nossa administração criou o Complexo, especialmente para que os jovens desfrutem de atividades físicas e a Lagoa se tornou um lugar fantástico, com pista de caminhada, campo de futebol e vôlei, além de parquinho para as crianças”, disse a Chefe do Executivo.

Na Lagoa “Regina Freire”, os guardas também fazem o trabalho de orientação e prevenção contra acidentes, por meio de panfletos e também explicam que é proibido entrar na água, por questões de segurança.

Nos patrulhamentos, para garantir a segurança dos prédios públicos, a GCM também realiza ações de combate à criminalidade. De janeiro a dezembro de 2018, foram registradas 6.883 ocorrências.