Educação - Segunda-feira, 02 de Setembro de 2013

85 mil refeições são servidas diariamente para alunos da rede municipal

Refeições

85 mil refeições são servidas diariamente para alunos da rede municipal

A Administração Municipal é responsável pela compra e distribuição dos suprimentos alimentares em 124 unidades escolares do município, deste total são 84 Escolas Municipais, 26 Escolas Estaduais e 16 Entidades. São 103 merendeiras efetivas do quadro municipal e 300 contratadas que preparam 85 mil refeições para 33 mil alunos todos os dias.

A equipe de nutricionistas da merenda elabora, semanalmente, um cardápio que atenda as necessidades nutricionais diárias das crianças por faixa etária, além, de adaptar o cardápio para as crianças que, por recomendação médica, necessitam de alimentação especial ocasionada por patologias como, por exemplo: anemia e baixo peso, diabetes, colesterol e triglicérides aumentados, intolerância a lactose.

Há prioridade em servir uma alimentação saudável, não são servidos alimentos fritos ou muito gordurosos, o uso do sal e do açúcar é controlado. Todos os procedimentos e normas higiênicos sanitários são cumpridos para garantir a segurança alimentar em todo o processo: recebimento, estoque, conservação e manipulação até o momento de servir.

Existe um trabalho constante no sentido de orientar as merendeiras para o desempenho diário das funções, como: aproveitar os alimentos sem desperdício, diversificar as receitas, organizar e higienizar o local de trabalho e os alimentos. Para tanto, há uma parceria com o SESI, que disponibiliza 30 vagas por mês em seus cursos de alimentação saudável e com a Vigilância Municipal que orienta quanto às normas e procedimentos para garantir a segurança alimentar, além, das capacitações semestrais  ministradas pela equipe da nutrição.

As nutricionistas e uma equipe de apoio, visitam as escolas periodicamente, orientando e fazendo um levantamento das necessidades de cada unidade escolar. Quinzenalmente é enviado um relatório dessas visitas técnicas para a Diretoria Administrativa da Secretaria Municipal de Educação e ao Departamento do Almoxarifado.

Atualmente o Governo Estadual repassa para o Município R$ 0,50 e o Governo Federal R$ 0,30 por aluno/dia. A Administração Municipal chega a complementar aproximadamente R$ 1,00 por aluno/dia.

Exemplo de cardápios por faixa etária:

4 meses a 1 ano

(mamadeira) , fórmula 1

Lanche manhã

Suco de frutas

Almoço

Papinha de legumes com carne e fruta

Lanche tarde

(mamadeira) fórmula 1

Papinha e fruta

*Nesta faixa de idade a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês se alimentem exclusivamente do leite materno até os seis meses, pois o leite materno supre as necessidades do bebê e permite um desenvolvimento saudável com maior imunidade às doenças.

2 – 3 anos

Pão com manteiga e Leite achocolatado

Almoço

Arroz, feijão, coxa e sobrecoxa, salada cenoura com tomate e fruta

Lanche da tarde

Bolo de beterraba e Vitamina de frutas

Jantar

Canja com legumes e fruta

Total

Segundo as merendeiras, as refeições são preparadas pensando na aceitação das crianças, alimentos como beterraba e espinafre, por exemplo, que não costumam agradar, quando preparados de forma criativa, como: espinafre ao molho branco e bolo de beterraba com cobertura de chocolate, ficam bonitos e saborosos e as crianças adoram.

4 – 6 anos: ( crianças de período integral)

Pão com manteiga e Leite achocolatado

Almoço

Arroz, feijão, escondidinho, salada alface com cenoura.

Lanche da tarde

Bolacha de aveia com ameixa preta e Suco de frutas

Jantar

Sopa de macarrão com carne

Total

Na EMEI Profª Maria Munhoz Soares de Salles as merendeiras contam que o prato de sucesso é o escondidinho de peixe, nutritivo, bonito e muito saboroso, as crianças adoram.