Saúde - Quinta-feira, 01 de Novembro de 2018

Itapetininga intensifica atividades “Novembro Azul”

Confira

Itapetininga intensifica atividades “Novembro Azul”

A neoplasia de próstata é um dos tipos de câncer que apresenta maior prevalência na população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele, de acordo com estatísticas do INCA – Instituto Nacional do Câncer estima-se que sejam diagnosticados 62 novos casos a cada 100.000 homens, sendo o segundo maior em incidência na população masculina.

Alguns fatores de risco são conhecidos para o aparecimento do câncer de próstata, entre eles estão: idade, história familiar de câncer e etnia/cor da pele.

Porém, a idade é o único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata. A maioria dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens acima dos 65 anos.

Diante desse cenário foi adicionado ao calendário da saúde uma data para que os homens se conscientizassem sobre a importância da detecção e prevenção deste tipo de câncer, assim foi instituído o Novembro Azul, esta campanha tem como objetivo, orientar e conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem.

Pensando nisso, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde irá realizar atividades voltadas não apenas para conscientização sobre do câncer de próstata, como também, a prevenção de outras doenças que afetam a saúde da população masculina.

Neste mês todas as Unidades de Saúde intensificarão as atividades para público masculino, não apenas para o diagnóstico e tratamento do câncer, mas também, na detecção e prevenção de outras doenças.

No dia 13 de novembro no Largo dos Amores no período das 08h às 12h serão desenvolvidas várias atividades voltadas para os homens de Itapetininga.

Todos que passarem pela Praça poderão:

Verificar taxa glicêmica.

Aferir a pressão arterial.

Orientações sobre atividade física e qualidade de vida.

Orientações sobre IST/AIDS.

Orientações sobre o Câncer de Próstata.

Orientações nutricionais e qualidade de vida.

Testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis.

De 12 a 13 de novembro as atividades serão nas Unidades de Saúde.