Meio Ambiente - Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018

Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

#EUSOUPARANAPANEMA

Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema – CBH Paranapanema realizou entre os dias 1 e 3 de outubro, o Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, #EUSOUPARANAPANEMA

Participaram do encontro representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos 7 comitês de bacias que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 3 comitês afluentes do Estado de São Paulo Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, 3 comitês afluentes do Estado do Paraná Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

Previsto na agenda dos Comitês, o Encontro Integrado, #EUSOUPARANAPANEMA, tem como objetivo estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, com vistas, entre outros objetivos, ao cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade.

O encontro foi realizado em Avaré e contou com a representante da Secretaria de Meio Ambiente de Itapetininga, a gestora ambiental que participou da (Capacitação) oficina: Produtor de Água e Roda de Diálogo: Oportunidades para a Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

No Encontro de Prefeitos, um total de 247 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes, discutiu-se os encontros setoriais e a capacitação.

A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.

Em sua terceira edição, o Encontro tem entre seus objetivos mobilizar e promover a articulação permanente dos Prefeitos Municipais, com a coordenação da Câmara de Articulação Política instituída pelo Comitê no final de 2017.

Os municípios integrantes do CBH/ALPA são: Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerqueira Cesar, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Ipaussu, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Manduri, Nova Campina, Paranapanema, Pilar do Sul, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá e Timburi.