Meio Ambiente - Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Dia da Árvore

Dia da Árvore

Na última sexta feira (21) em comemoração ao Dia da Árvore, ocorreu em Itapetininga ações de educação ambiental para a reflexão da devida importância da sociedade conviver em harmonia com a arborização urbana.

No Largo dos Amores, houve doação de 150 mudas de árvores, com a participação dos integrantes do programa socioeducativo Movimento Jovem realizado pela Secretaria da Promoção Social, onde atuaram como agentes transformadores de conhecimentos transmitindo a população informações sobre a arborização urbana entre outras atividades práticas.

O objetivo desta ação foi para que os jovens levem para outras pessoas a conscientização sobre a importância de respeitar as normas técnicas de plantio, pois junto com a muda o participante recebeu panfleto informativo, cartilha do projeto Arborização + Segura, bem como um termo de responsabilidade, para que após a adoção, não ocorresse o abandono de mudas ou a falta do plantio.

Atividades sobre o Dia da Árvore também ocorreu em um colégio particular, onde os alunos puderam conhecer por meio de uma palestra realizada pela gestora ambiental da secretaria do Meio Ambiente, os problemas que podem haver se uma muda de árvore for plantada sem planejamento, interferindo na relação homem e natureza. Em seguida, os alunos realizaram o plantio de 30 mudas na avenida 5 de novembro, que faz parte do projeto Poupança Verde.

Na instituição de ensino superior, os alunos do curso de ciências biológicas, realizaram o plantio de mudas no entorno da instituição. O espaço recebeu contribuição da gestão ambiental do município. Esta ação apresentou objetivo de aderir novos elementos naturais decorativos por meio de espécies que favorecem a estética local e a revitalização arbórea do ambiente. Este momento reflexivo para os futuros profissionais da área ambiental, permitiu que pudessem praticar de maneira ativa da ação que corresponde a uma das competências do curso escolhido.