Trânsito e Cidadania - Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Semana Nacional do Trânsito é marcada por atividades lúdicas

Confira

Semana Nacional do Trânsito é marcada por atividades lúdicas

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade. "Nós somos o trânsito", tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020".

O objetivo, segundo o Contran, é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Em Itapetininga, a Secretaria Municipal de Trânsito preparou algumas atividades que serão realizadas de forma lúdica, para chamar a atenção dos motoristas e dos pedestres, sempre priorizando a vida. Na praça em frente ao Fórum, na Avenida Peixoto Gomide, foi montado um cemitério fictício das Vítimas de Acidente de Trânsito. Nele foram colocadas cruzes, pintadas na cor roxa, com frases de conscientização das supostas vítimas, inclusive crianças.

Também será colocado um veículo totalmente destruído em acidente, para causar forte impacto aos visitantes. A partir das 14h, do dia 21, numa parceria entre a GCMI e o SAMU haverá uma simulação de resgate de vítimas de acidente de trânsito, também na Praça em frente ao Fórum, na Avenida Peixoto Gomide.

Uma das atividades será com os Anjos da Guarda, com seis atores teatrais vestidos de anjos que alertarão os pedestres e motoristas sobre a importância de se atravessar na faixa de pedestre. O objetivo da atividade é que as pessoas precisar se cuidar pois os anjos precisam de férias. Esta atividade será desenvolvida nos principais cruzamentos da cidade, visando a conscientização da importância da preservação da vida no trânsito.

Cronograma Anjos da Guarda

3ª feira – dia 18/9 – das 14 às 17h – Avenida Peixoto Gomide